Pular para o conteúdo principal

Hemonorte não possui estoque regular, contando com sangue suficiente apenas para um dia

 

A diretora de Hemoterapia do Hemonorte, Ivana Vilar, explica que a situação persiste desde o início do ano| Foto: Magnus Nascimento


A diretora de Hemoterapia do Hemonorte, Ivana Vilar, explica que a situação persiste desde o início do ano, afetando quase todos os tipos sanguíneos. “O governo investiu em leitos de UTI e em ações para reduzir a fila de cirurgias, mas tudo isso consome muito sangue. Continuamos com a mesma estrutura e número de servidores, o que dificulta aumentar o estoque, não apenas pela falta de doadores, mas também pela sobrecarga”, afirmou.

No momento, a unidade não possui estoque regular, contando com sangue suficiente apenas para um dia. Todos os tipos sanguíneos, exceto o B positivo — que ainda apresenta quantidade considerada adequada —, são utilizados apenas em situações de urgência. Para manter um estoque seguro, seria necessário que entre 200 e 220 pessoas doassem diariamente.

Maria de Lourdes, 57, doadora voluntária frequente, contou que, mesmo aposentada, se sente na obrigação de sair de casa para ajudar a salvar vidas. “Para mim é gratificante demais. Deixo qualquer obrigação de lado e venho doar. É muito importante”, disse.

Já o gerente comercial Vitor Matheus, 31, começou a ser voluntário quando seu pai precisou de doação. Ele também veio doar desta vez para um familiar, mas reforça que é doador frequente e valoriza a ajuda a outras pessoas. “Quando estamos bem, raramente pensamos na importância de doar sangue. Só ao ver alguém enfrentando uma situação difícil percebemos a necessidade de ajudar”, comentou.

Como doar

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsável legal), que pesem mais de 50 quilos, estejam em boas condições de saúde, bem alimentadas e apresentem documento oficial com foto.

No Hemonorte, o processo começa com cadastro e fornecimento de dados pessoais, seguido de uma palestra educativa sobre a doação. Depois, o voluntário passa por pré-triagem e triagem crítica, onde são avaliados sinais vitais, peso, altura e condições gerais de saúde. Um lanche pré-doação é oferecido para hidratação, e somente após essa etapa o sangue é coletado por punção venosa. Ao final, o doador recebe um lanche pós-doação, fundamental para repor o volume retirado.

As doações podem ser feitas na sede do Hemonorte, na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, de segunda a sábado, das 7h às 18h. Também há coleta no Espaço Hemonorte, no Partage Shopping, na Zona Norte, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

“Eu acredito que só quem realmente é doador entende a sensação. É aquele sentimento de estar salvando a vida de alguém — muitas vezes de mais de uma pessoa. Só quem já passou por isso sabe o quão gratificante é poder fazer a diferença na vida de alguém”, concluiu Ivana Vilar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.