Os Estados Unidos e o Japão emitiram alertas de tsunami após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29).
De acordo com o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, “espera-se que tremores secundários significativos e perceptíveis, com magnitudes de até 7,5, continuem por pelo menos mais um mês”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou sobre o tremor nas redes sociais. Ele disse que um alerta de tsunami está em vigor nas regiões do Havaí, Alasca, Costa dos EUA e Japão.
De acordo com o secretário-chefe do Japão Yoshimasa Hayashi, cidadãos nas áreas abrangidas pelo alerta de tsunami devem se retirar “imediatamente” para um local seguro. “Estamos recebendo monitorando quaisquer detalhes sobre danos ou vítimas”, disse Hayashi.
A autoridade disse ondas de até3 metros (10 pés) são esperados na região costeira.
De acordo com o governador regional da Rússia, o tremor foi o “mais forte em décadas”.
O Havaí emitiu alertas para um possível tsunami solicitou a retirada da população de regiões em risco.
Sudeste asiático
Filipinas e a Indonésia também emitiram alertas de tsunami após o abalo sísmico.
Algumas áreas costeiras nas Filipinas voltadas para o Oceano Pacífico devem sofrer ondas de tsunami de menos de 1 metro (3,3 pés) de altura, disse o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLS) em um comunicado.
As primeiras ondas do tsunami devem chegar entre 13h20 e 14h40, horário local, na quarta-feira, com base nas projeções do instituto.
CNN Brasil/Foto: Reuters
Comentários
Postar um comentário