Pular para o conteúdo principal

Ator Lázaro Ramos comprou a casa onde viu sua mãe ser agredida pela patroa e a transformou em uma ONG: “A sensação foi de vingança misturada com justiça”

 

 

Foto: Reprodução

Lázaro Ramos lançou nesta semana o livro Na Nossa Pele , continuação de Na Minha Pele, em que conta histórias pessoais para dialogar sobre racismo e o enfrentamento a preconceitos. Em uma das passagens da obra, o ator se recorda de quando comprou casa em que viu sua mãe, empregada doméstica, ser agredida pela patroa.

O ator conta que tinha 10 anos quando acompanhou sua mãe, Célia Maria do Sacramento, em um dia de trabalho, em Salvador, e viu o momento em que ela foi vítima de agressão.

“Numa dessas visitas, enquanto eu no quarto me distraía com algum brinquedo improvisado, ouvi de repente um estalo. Saí apressado para ver o que estava acontecendo e percebi que a patroa da minha mãe tinha acabado de dar um tapa no rosto dela. E continuava a humilhá-la”, conta em um trecho da obra. “Minha mãe notou que eu estava ali. Por alguns instantes permaneci parado, olhando para as duas. Minha mãe visivelmente não sabia o que dizer ou fazer, e eu me recolhi.”

Segundo Lázaro, a mãe continuou a trabalhar na mesma casa por mais três anos, e ele mesmo acabou apagando a passagem da memória por alguns anos. Em 2022, durante passeio com os filhos na capital baiana, ele adquiriu a propriedade, que hoje pertence a uma ONG que acolhe profissionais resgatados de trabalho análogo a escravidão.

Ainda de acordo com o relato, o rosto de Dona Célia foi eternizado em um grafite na parede.

“A sensação foi de vingança misturada com justiça e insegurança”, descreve. “Descobri nesse dia que dava pra sentir tudo isso junto. E deu ainda uma vontade enorme de fazer o tempo voltar e compartilhar com minha mãe essa e tantas outras conquistas.” Dona Célia morreu quando Lázaro tinha 19 anos.

Estadão Conteúdo/Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

  Os comentários que circulam na cidade de Monte Alegre é o rompimento entre o Sr. Gilberto do Queijo e a ex-vice prefeita de Maria das Graças, Sra. Klélia.  Segundo rumores, o mesmo estaria descontente com o grupo político, a qual fazia parte (motivos ainda desconhecidos), porém questionado por pessoas próximas por não andar com a pré-candidata da oposição, o mesmo optou pelo silêncio.  Dizem até que o mesmo será substituído pela namorada de Ubarana. Será? 

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Chagas da Silva , (avó de Rammom Vitaliano e mãe de Virgínia Sobrancelha).  O velório acontece nesse momento no Centro de Velório Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 16h. Nossa solidariedade a toda família nesse momento de dor e tristeza.