Pular para o conteúdo principal

BEBÊ NASCE NOS ESCOMBROS E MÃE MORRE SOTERRADA EM TERREMOTO NA SÍRIA

 


Uma recém-nascida foi resgatada com vida dos escombros de uma construção que desabou na cidade de Jenderes, no nordeste da Síria, com o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o país em guerra e a Turquia na segunda-feira, 6.

A bebê, que ainda estava presa à mãe pelo cordão umbilical, foi salva por equipes de resgate que atuavam na região, mas nem a mãe e nem os familiares próximos resistiram.

O vídeo do resgate foi compartilhado de forma viral nas redes sociais. Nas imagens, um socorrista é visto saindo de uma pilha de destroços com a criança nas mãos. Pouco tempo depois, um segundo socorrista joga uma espécie de lençol, provavelmente utilizado para agasalhá-la.

Estávamos procurando por Abu Rudayna [apelido do pai da criança] e sua família. Primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Rudayna, eles estavam juntos um contra o outro”, disse a France-Presse um parente da família, Khalil Sawadi.

“Aí ouvimos um barulho e cavamos (…), limpamos o local e encontramos essa menininha, graças a Deus”, conta. A bebê foi levada para um hospital na cidade vizinha de Afrin, onde foi colocada em uma incubadora e recebeu vitaminas.

“Ela chegou com os membros dormentes por causa do frio, sua pressão arterial havia caído. Prestamos os primeiros socorros e a colocamos sob perfusão porque ela ficou muito tempo sem ser alimentada”, disse Hani Maaruf, o médico que atendeu a bebê.

A menina está com hematomas, mas seu estado de saúde é estável, segundo o médico. “Ela provavelmente nasceu sete horas depois do terremoto”, acrescenta. Ela pesa 3.175 kg, então nasceu dentro do prazo, diz.

A família da criança era uma das milhares que foram deslocadas pela guerra civil síria, que já tem quase 20 anos. Abdalá Mleihan e Aafra, pai e mãe do bebê, deixaram sua província original, Deir Ezzor, no leste do país, para Jenderes com três filhas, um filho e uma irmã. Todos morreram com o terremoto.

Com poucos meios, os socorristas levaram horas para remover os escombros para retirar os corpos do resto da família. Eles foram colocados lado a lado na casa de um parente, cobertos com lençóis, aguardando o enterro.

Cerca de cinquenta casas desabaram na cidade síria, relativamente perto do epicentro do terremoto na Turquia, segundo um correspondente da France-Presse. De acordo com os Capacetes Brancos, um serviço de emergência que atua nas áreas rebeldes sírias, mais de 200 edifícios foram destruídos neste setor.

O terremoto causou mais de 5.000 mortos na Turquia e na Síria, segundo os últimos balanços, que não param de aumentar.

AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo