MONTE ALEGRE CONTINUA COM GRANDE REDUÇÃO NOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NOS ÚLTIMOS MESES E FICA DE FORA DA LISTA DO TOP 10 DE MUNICÍPIOS MAIS VIOLENTOS DO ESTADO



A região metropolitana tem 15 (quinze) municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus. 

Segundo o Observatório da Violência (OBVIO) os 10 (dez) municípios mais violentos somam 74 (setenta e quatro) homicídios em relação aos 52 (cinquenta e dois) homicídios dos demais municípios do Estado.

O município de Monte Alegre tem uma grande posição estratégica pois é a porta de entrada para as demais cidades do Agreste do RN, ligando várias cidades como por exemplo: Brejinho, Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, entre outras.

O município de Monte Alegre possui somente um Pelotão Destacado da Polícia Militar. subordinado ao 3º Batalhão da PM, sedeado no município de Parnamirim.

O Pelotão Destacado PM de Monte Alegre realiza várias ações preventivas e ostensivas, seguindo as orientações e planejamentos oriundas do Comando de Policiamento Metropolitano, do comando do 3ºBPM, Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social. Os planejamentos não estão sendo realizadas ultimamente no âmbito local, pelo comando do Pelotão, pois a Unidade da PM de Monte Alegre, encontrasse oficialmente sem comandante, já que o seu último comandante, o Capitão Moura, encontrasse a Disposição do Batalhão de Parnamirim.

As ações policiais são executadas utilizando os Dados Estatísticos mensais disponibilizado pela Secretaria Estadual de Segurança Publica, através da COINE (Coordenadoria de Informações e Estatísticas).

O sucesso da redução da criminalidade se dá ao grande comprometimento dos policiais militares que compõem tal Pelotão e  a ajuda no pagamento de Diárias Operacionais pela prefeitura municipal, já que infelizmente, por forças maiores, o Estado não está podendo contribuir, ofertando Diárias Operacionais,  para auxiliar o reforço o policiamento ostensivo na cidade. 

Além disso, a doutrina de Policia Comunitária, vem aproximando cada vez mais a Polícia Militar com a sociedade. Trabalho preventivos nas escolas com a realização de palestras educativas faz parte o cotidiano o serviço dessa Unidade Operacional. A polícia de aproximação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

O apoio e trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal da cidade, da Câmara Municipal de Geradores, do Ministério Público, da Polícia Civil e do Poder Judiciário foram de suma e vital importância para atingir o grande objetivo de reduzir os índices de criminalidade e salvaguardar vidas.

A promessa de se criar um novo batalhão mais próximo da cidade e de transformar o Pelotão em uma Companhia da PM, com um maior efetivo e melhor estrutura agora neste ano de  2020 irá proporcionar ainda mais melhores resultados na diminuição  dos índices de criminalidade, melhorando a vida dos cidadãos montealegrense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação