Protetores de animais de Monte Alegre pedem ajuda para cães vítimas de maus-tratos e alertam que abandono de animais é crime


Tradicionalmente vistos através de um olhar marginalizado, alguns animais de Rua vêm sendo alvo de maus-tratos dos moradores. Alguns são queimados, torturados e até espancados. O sofrimento desses gatos e cachorros é de cortar coração. Um grupo de defensores de animais abandonados em Monte Alegre relatou ao nosso BLOG que tem encontrado animais com fome e vitimas de facadas, doentes e debilitados. Esse grupo de pessoas composto por Danuza Braga, Diana Gomes e outros  tem comprado alimentação e medicamentos para que esses animais possam sobreviver. Aqueles que querem ajudar pode fazer sua doação procurando os responsáveis citados nesta matéria.  

Abandono e maus-tratos à animais é crime! ... A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.
Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.


Os principais motivos do abandono de animais são: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos, entre outras causas.

Por isso é importante que o indivíduo tenha a consciência de que ao adquirir um animal de estimação, deverá assumir uma “guarda responsável”, que consiste em planejar e tomar alguns cuidados necessários e obrigatórios para manter seu pet saudável e feliz. 



O artigo 32 da Lei 9.605/98 determina detenção de três meses a 1 ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos ou realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo e a punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal. 

Comentários

  1. e nome de tds os integrantes do nosso grupo .obrigada Fábio Marques pela força.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação