Secretaria Municipal de Saúde recebe NOTA 10 no PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
Durante o 2º semestre de 2017, O Ministério da Saúde, através do Departamento da Atenção Básica, avaliou as equipes de atenção básica de todo território brasileiro, através do programa PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
O Programa do Ministério da Saúde visa acompanhamento e avaliação do padrão de qualidade no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério da Saúde realizou uma análise de todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, técnicos de consultório dentário e gerentes de UBS), da infra-estrutura, equipamentos, insumos, instrumentais, medicamentos e satisfação dos usuários.
Foi publicado a Portaria 2.777 do dia 4 de setembro de 2018 e o anexo com o desempenho de cada equipe AB, que define os valores de repasse da certificação de 34.774 equipes – entre elas, 13.686 de atenção básica e 21.088 de atenção básica e saúde bucal, em todo Brasil.
O Município de Monte Alegre/RN, conta com 10(dez) Equipes de Saúde da Família com Saúde Bucal, e todas obtiveram o desempenho máximo (DESEMPENHO ÓTIMO), se destacando entre os demais municípios do Estado, ocupando o primeiro lugar no ranking dos municípios de porte médio/grande a ter conceito máximo em todas as Unidades Básicas de Saúde”. Quanto melhor o desempenho, mais recursos financeiros a serem repassados para as cidades.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Emília Pinheiro, a avaliação do PMAQ é de extrema importância para o processo de trabalho da equipe, pois nos permite aprimorar nossas ações voltadas principalmente, para prevenção e promoção da saúde, resultando no nosso principal objetivo: a melhoria contínua da assistência à população.
Comentários
Postar um comentário