SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MONTE ALEGRE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO PARA DESCONHECEDORES DO FUNCIONAMENTO DO SUS, CONFIRA!


Fico observando como se comportam as pessoas em relação aos seus interesses pessoais. Ficam a usar as redes sociais e grupos de watts app, pra exporem suas opiniões, diga-se de passagem, totalmente infundadas, preferem ficar falando o que acham que entendem, em meros “desconhecimentos” quando não têm um pedido atendido e acreditam que se comportando assim vão resolver ou me atingir de alguma forma. Minha gente, o SUS, um serviço público de saúde, não é algo não simples assim não! Pra vcs que não sabem, o FINANCIAMENTO do SUS é TRIPARTITE, ou seja, depende três esferas: Municipal, Estadual e federal. 

O município de Monte Alegre tem feito Muito mais do que de fato o compete; infelizmente quanto ao estado já não se pode dizer o mesmo! Os exames de média e alta complexidade, que competem em sua maioria de pactuação via “PPI” (esfera Estadual) não possuem a celeridade em sua execução como gostaríamos, e mesmo assim, temos arcado com varias situações, o que acaba sobrecarregando cada dia mais o orçamento municipal, que deve estar voltado às demandas e serviços básicos; que mesmo assim não deixam de ser feitos. O mesmo acontece, com a questão de veículos (viaturas), que foram destinadas a dar apoio à comunidade dos distritos,cuja população, na sua maioria não possui condição de se deslocar até o hospital municipal situado no centro e que preferem chamar de “ambulâncias” (sendo ambulância, carros com características diferentes, que existem apenas na porta de um serviço de urgência. Unidade básica de saúde não possuem ambulância, mas sim viatura ou veículo como queiram, mas enfim), tudo isso foi iniciativa da gestão do prefeito Severino, com intuito de fazer o melhor pelos seus munícipes. E tantas outras coisas que, preferem fazer-se de “desentendidos” e não querer enxergar o que já foi e o que é feito no dia a dia dos inúmeros serviços prestados na saúde de Monte Alegre (médicos em todas as unidades básicas e hospital - todos os dias - equipes completas em ambos, medicamentos e insumos na farmácia básica e hospitalar, exames que mesmo sendo de média e alta complexidade, são realizados; carros para apoio às demandas e deslocar pacientes até Natal/ Paranamirim, Ônibus e carros exclusivos pra tratamentos especiais e Hemodiálise, estrutura de atendimento com equipamentos diversos pra melhor atender, médicos especialistas - psiquiatra, pediatra, cardiologista, neurologista, ortopedista, gastroenterologista com realização de endoscopias no próprio município, Ultrassonografista com realização de ultras no próprio município e resultado imediato, ginecologista com realização de preventivos/colposcopia e acompanhamento de gestantes , cirurgião, clínicos...), fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, serviços de próteses dentárias, programa de imunização com vacinação de qualidade, oftalmologia e etc. 

Infelizmente só reconhecem, quando procuram uma serviço em outro município, e se deparam com uma realidade precária. Gerir nos tempos de hoje uma pasta tão complexa como é a da Saúde, com inúmeras Dificuldades e complicadores, é muito difícil, e diga-se de passagem, também não é pra qualquer perfil, sem falar nos prazos e demandas administrativas que devem ser cumpridas pra garantir o repasse da esfera federal, como disse anteriormente. O financiamento é TRIPARTITE! O governo municipal que deveria cumprir com demandas básicas, termina fazendo papel de estado, requerendo que o gestor municipal complemente com recurso próprio valores acima da contrapartida obrigatória (15%), o que fechamos normalmente o ano com aproximadamente 30% de investimento com recurso próprio na saúde, o que é comprovado nas prestações de contas quadrimestrais feitas na câmara dos vereadores. Acreditem, o que continuará chamando minha atenção e preocupação, são aqueles usuários que diariamente procuram a mim e minha equipe com suas necessidades, aflições e angústias, desesperados, e que dou o meu melhor pra fazê-los saírem dali melhores do que entraram; por que é dessa forma que se faz Saúde pública. 

A secretaria de saúde é, e continuará sendo a verdadeira porta de entrada para os usuários dos SUS, e não uma rede social usada muitas vezes com outras intenções. O SUS É PRA TODOS, mas NÃO É PRA TUDO!!! Antes de expressar, leiam, se informem, pra não sair por aí falando o que não existe. Aqueles verdadeiros usuários do SUS, que precisam de fato, sabem onde me encontrar, possuem meu telefone, e saberá que podem contar comigo e com minha equipe sempre! Obrigado prefeito Severino Rodrigues, por dividir comigo todas a situações e me dar total apoio a seguir em frente, e continuar fazendo uma das melhores “SAÚDE” do nosso estado, o que não é dito por mim, mas por aqueles que sabem reconhecer de verdade o que é um SUS de qualidade!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação