Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado (10)
A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) realiza neste sábado (10) o 'Dia D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva.
No RN, o último caso de raiva humana ocorreu em 2010, mas são registrados, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. O caso de raiva humana de 2010 teve como animal transmissor um morcego, animal que é o mais acometido pela doença (52,82%). Em 2016, dos 14 casos diagnosticados no estado, 10 ocorreram em morcegos.
A recomendação é de que somente sejam imunizados cachorros e gatos com mais de três meses. Animais doentes ou fêmeas que estejam prenhes não devem ser imunizados até que estejam saudáveis ou tenham dado cria. Os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente.
Este ano, a campanha foi iniciada em 16 de julho, atendendo áreas de difícil acesso, pessoas com mais de cinco animais, áreas onde houve casos de raiva em morcegos, condomínios e regiões da Grande Natal. A campanha termina no dia 10 de outubro.
Fonte: G1-RN
Comentários
Postar um comentário