Pular para o conteúdo principal

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DO CONSELHO TUTELAR NO RIO GRANDE DO NORTE


ROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DO CONSELHO TUTELAR NO RIO GRANDE DO NORTE
No ano de 2012, a Lei Federal nº 12.696/12 proporcionou uma série de modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), destacando-se, entre elas, a realização do processo de escolha unificado dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que se dá por meio de votação popular, ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo de outubro deste ano, mais precisamente em 04 de outubro de 2015. 
A organização e a condução desse processo eleitoral, conforme preconiza o art. 139, da Lei nº 8.069/90, cabem aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações relacionadas à criança e ao adolescente, formados paritariamente por representantes da sociedade civil e do Poder Público municipal.
O processo de escolha unificado dos Conselhos Tutelares representa um grande avanço para o fortalecimento desse órgão, que é essencial ao Sistema de Garantia dos Direitos e encarregado pela sociedade de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Neste ano, teremos uma valiosa oportunidade de dar maior visibilidade e clareza ao trabalho realizado pelos Conselhos Tutelares, o qual ainda é objeto de muito desconhecimento e confusão por parte da população e dos próprios atores do Sistema de Garantia de Direitos, havendo a expectativa de participação de um número maior de eleitores votantes.
A proposta legislativa, portanto, foi a de inovar esse processo, tornando-o mais fortalecido, organizado, unificado e imprimindo maior visibilidade ao órgão do Conselho Tutelar.
Trata-se, portanto, de uma eleição oficial, destinada à escolha daqueles que zelarão pelo adequado atendimento das crianças e adolescentes em todo o Brasil, atentando-se para o fato de que a participação do eleitorado nas eleições para o cargo de membro do Conselho Tutelar é facultativa.
Para a acompanhar a implementação do processo de escolha unificado no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, foi instituído um grupo de trabalho interinstitucional composto por representantes do Ministério Público, da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), da Secretaria Estadual de Assistência Social (SETHAS), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC), no escopo de traçar estratégias de abrangência estadual com esse mister.
Dentre as inúmeras providências adotadas, realizou-se no dia 27 de março de 2015 capacitação destinada aos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente acerca das diretrizes do certame, tendo sido agendado para o próximo dia 23 de abril a próxima capacitação, com o fim de atender os municípios que não puderam comparecer na primeira capacitação.
Esse grupo de trabalho vem se reunindo regularmente e pretende auxiliar os municípios do Rio Grande do Norte na condução desse processo de escolha.
As informações necessárias e todo material de apoio referente à realização do pleito encontram-se disponíveis neste portal. 
 Nos próximos dias o CMDCA da cidade de Monte Alegre lançará o edital e abrirá as inscrições para o processo de escolha do Conselho Tutelar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo