Tecnologia é tendência para o setor de segurança

 


O setor de segurança privada tem experimentado um significativo aumento de demanda no RN, refletindo uma tendência observada em todo o país. Com um cenário marcado pela preocupação crescente com a proteção de pessoas e propriedades, empresas especializadas em segurança privada eletrônica têm visto uma expansão de suas operações e serviços. Esse cenário tem incentivado a consolidação de empresas, como a Unique Tecnologia e Segurança (UTS), que atua no mercado há mais de 10 anos. Além disso, o setor vive uma efervescência coma a realização do RN Expo Condomínios.


Segundo dados da pesquisa Panorama de Mercado, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o segmento cresceu 18% em 2022, com um faturamento de R$ 11 bilhões. O levantamento da Abese apontou que o setor de segurança eletrônica é composto por mais de 33,5 mil empresas que juntas são responsáveis pela promoção de cerca de 1 milhão de empregos diretos e mais de 3 milhões de empregos indiretos.


De acordo com Adriano Maciel, gerente comercial da Unique Tecnologia e Segurança (UTS) – empresa que atua no mercado potiguar desde 2012, com portaria remota, que substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um gerenciamento à distância – o estado experimenta uma mudança significativa no setor, com uma redução da dependência da mão de obra humana em favor de soluções tecnológicas avançadas, como câmeras de vigilância e sistemas de portaria remota. Essa transição, segundo Maciel, é impulsionada pelo desejo das empresas e residências de melhorar a segurança enquanto reduzem os custos operacionais.


“A tendência hoje é um crescimento pela procura de tecnologia, como, por exemplo, a portaria remota, que consegue aliar segurança e um menor custo para o cliente. Um condomínio tem um custo muito grande com mão de obra na portaria, mas hoje com a portaria remota, se consegue reduzir esse custo em até 60%”, frisou.


O gerente comercial destaca que o público-alvo do setor é diversificado, incluindo desde residências até grandes empresas e o setor público. Além disso, enfatiza a importância da personalização dos serviços de segurança de acordo com as necessidades de cada cliente.


“As perspectivas de crescimento do mercado de segurança já estão se refletindo no Rio Grande do Norte, principalmente devido à tecnologia aliada a baixos custos. Hoje, um condomínio pode adquirir facilmente essas soluções”, explicou.


A UTS se destaca no mercado potiguar por sua abordagem centrada no cliente, oferecendo projetos sob medida e uma variedade de serviços, com destaque para a portaria remota e uma nova solução chamada “portaria fácil”.


Esta nova tecnologia foi apresentada na RN Expo Condomínios, um evento que reúne empresas de referência no mercado condominial do estado, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de fevereiro (terça a sábado), das 9h às 21h, em Natal.


Ela surge como uma alternativa acessível para condomínios de menor porte, que muitas vezes não têm condições de investir em uma portaria remota. Com um custo mais justo, a portaria fácil oferece uma solução econômica e eficaz para a segurança dos condomínios, mantendo-os protegidos e proporcionando tranquilidade aos moradores.


De acordo com Adriano Maciel, “atualmente, estamos focados na área de segurança eletrônica, abrangendo desde sistemas de câmeras de segurança até alarmes. Nosso principal destaque é a portaria remota. Na RN Expo Condomínios, introduzimos a portaria fácil, uma solução mais acessível que atende às necessidades de condomínios de menor porte, os quais muitas vezes não têm recursos para investir em uma portaria remota”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação