Pular para o conteúdo principal

Escândalo – Na fila desde 2017, paciente denuncia que alguém fez cirurgia de vesícula no lugar dela em Parnamirim

 


Mulher fez relato para parlamentares que organizaram audiência pública nesta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Parnamirim. Levantamento aponta que mais de 1,6 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas no município.

Uma idosa de 64 anos de idade, que preferiu não se identificar e que aguarda uma cirurgia de vesícula pela rede pública desde 2017, denunciou, em uma audiência pública em Parnamirim, que recebeu da Central de Regulação do município a informação de que ela já havia feito o procedimento.

Segundo a central disse à paciente, o número do cartão SUS dela foi usado, o que a fez sair da fila, mesmo sem ter feito efetivamente a cirurgia. A Secretaria de Saúde do município foi questionada sobre o problema, mas não respondeu à demanda.

A denúncia foi feita a parlamentares em uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Parnamirim, que apontou que o município tem 1.668 pacientes a espera de cirurgias eletivas atualmente.

O levantamento aponta que são 645 para cirurgias gerais, 565 para cirurgias ginecológicas e 449 de casos diversos.

A paciente contou que quando chegou à Central de Regulação, recebeu como resposta: “A senhora já faz a cirurgia”. E desde então, a idosa busca provar que não realizou o procedimento

“Quando eu fui atrás, para a maior surpresa, tinha alguém que tinha feito no meu lugar a cirurgia, com o meu SUS. E me disseram que eu teria que provar que não tinha feito a cirurgia”, lamentou ela em conversa com a reportagem da Inter TV Cabugi.

“Fiz um ultra abdominal provando que minha vesícula estava quase 6 cm e tendo crise direto. E foi quando eu retornei à Defensoria e eles solicitaram que eu procurasse um declaração na central para eu dar entrada no processo. Eles [da central] falaram que não podiam dar, negaram”.

Diante da situação, ela precisou colocar novamente o nome na fila de espera para a cirurgia.

Mais pacientes aguardam cirurgias

Presentes na audiência, alguns pacientes que estão na fila reclamaram da falta de transparência e de problemas que tem ocorrido durante o processo.

Quem também aguarda uma cirurgia na vesícula é a dona de casa Inês Gomes. Por problemas de saúde no órgão, ela perdeu uma irmã e o pai. E por isso corre atrás para que consiga realizar o procedimento o quanto antes.

g1/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo