Confira a entrevista de Joab ao Blog Monte Alegre Agora



1. Quem é Joab?

 Um jovem com muita vontade de somar para o nosso município. Tenho 34 anos, profissional da área técnica de segurança eletrônica, há aproximadamente 12 anos na cidade do Natal. Cristão, Casado com Thamires Alexandre Alves, filha de Ledenilson  e Terezinha, ambos residem no distrito do Fontes Dois. Sou Filho do pastor Jorge do conjunto Barrenta e Sônia Maria Alves. Chegamos na cidade de Monte Alegre no ano de 1999 atualmente resido no Conjunto Novo Monte. Estou Cursando Eletrotécnica na Universidade Potiguar.

2. Como, quando e por que entrou na política aqui em Monte Alegre? 

É importante enfatizar que, entrei na política na primeira vez  que exerci meu papel como cidadão eleitor, no caso com meus 16 anos.

Já no pleito 2018, tivemos uma atuação mais participativa visando uma mudança no cenário eleitoral, onde continuamos com essa iniciativa popular.

3. Qual seu propósito, enquanto pré-candidato a concorrer a uma vaga no legislativo de Monte Alegre? 

Ampliar meu ato de cidadania visando uma melhor eficiência na representatividade, tendo como objetivo continuar e aumentar o trabalho que venho desempenhando que é de fiscalizar e representar o cidadão.

4. Em qual partido o senhor está filiado e porque? 

Escolhemos o PSC por ter um grupo novo de pessoas comprometidas com um projeto que irá trazer uma nova forma de fazer política. E pela liberdade que o partido nos dá para  que possamos desempenhar nosso trabalho da melhor forma.

5. Pra você o que é política?

A maior parte da  população está acostumada a pensar que política está relacionado a partido político, período eleitoral, esquerda e direita. No entanto política está além disso! O filósofo Aristóteles disse " O homem é um ser político". então a política está em todos os lugares e em tudo que fazemos, assim como organizar uma instituição ou nossa sociedade, como também elaborar políticas públicas e sociais.  Por isso defendo de que o cidadão de bem tem que ser atuante na política porquê política está totalmente relacionado a liberdade.

6. Você é consciente da responsabilidade de um vereador?

Sim! O Vereador deve ser atuante em fiscalizar, porquê essa é a obrigação segundo nossa Lei Orgânica Municipal e nossa Constituição. Como também prestar conta com o cidadão onde ele representa, tendo acima de tudo Ética, Moral e Caráter respeitando sempre a democracia. visando trabalhar para o cidadão e não se  beneficiar do cargo em que ocupa na câmara municipal.


7. Se eleito for, quais seriam suas principais atuações na câmara? 

Fiscalizar as atuações do poder executivo, o uso do dinheiro público, as secretárias para que desta forma  o funcionalismo público municipal tenha ainda mais meios e condições de desempenhar suas funções com mais qualidade, e o cidadão  receba um serviço eficiente buscando sempre levar transparência para o cidadão  das ações da câmara municipal. Não esquecendo dos pilares fundamentais como saúde, educação, segurança e saneamento básico, emprego e renda será nossa luta incansável.

8. Em sua opinião, o que um pré-candidato precisa ter em sí para concorrer a uma das vagas? 

Coragem, ética, ser ficha limpa e  saber quais as funções do legislativo e executivo. é preciso conviver e saber as necessidades do cidadão buscando sempre participar ao máximo em nossa comunidade.

9. Caso eleito, e sabendo que vereador é representante do povo, em quê será pautada sua relação com o executivo municipal e demais colegas vereadores?

Será a mais amistosa possível, no entanto manterei a postura de fiscal do povo, sempre com respeito e responsabilidade atendendo os desejos do cidadão  em primeiro lugar.

Por tanto, é dever de cada representante ser aberto ao diálogo com responsabilidade e honradez defendendo o cidadão e não há grupos políticos.


10. Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal neste último mandato?

Deixou muito a desejar! Infelizmente as práticas da velha política é o maior motivo para que a maioria não represente o bem comum. Por isso o cidadão não se sente representado devido o egoísmo politico e políticos que visam apenas se beneficiar do cargo que exerce na câmara.

Vamos mudar isso!!!

11. Nas últimas eleições, muito se falou de renovação política, você acha que é realmente importante buscar essa renovação?

É importante mudar, a mudança e alternância do poder deve ocorrer em uma democracia.

Esse é o momento de analisar os que estão hoje, se valeu apena ter vereador(a) com vários mandatos com muito pouco trabalho prestado. Por isso é fundamental apostar no novo.

12. Você se considera como um nome que possa representar essa renovação?

Sim, a mudança.

Acredito que posso contribuir para nosso município, por isso descide me capacitar visando sempre a transparência e coragem para fazer o correto.

13. É possível se fazer uma campanha pautada e propostas? 

Sim! É preciso que os que vão concorrer tenham a responsabilidade de propor o que cabe a cada um, e que o cidadão fique atento. Se não tiver proposta fica sem sentido votar e ser votado.

14. Quais os desafios em uma pré-campanha e campanha em um momento de pandemia como esse?

Infelizmente passamos por um momento muito difícil onde famílias sofreram perdas, e empresas  fecharam deixando pais e mães de família desempregados. E a política também tem suas mudanças, porém é preciso entender essa mudança na forma de fazer campanha política, ficará notório e em aberto, nesse novo cenário o cidadão terá como observar melhor os candidatos para fazer sua escolha. Vale enfatizar que devemos tomar cuidado para não se infectar com a covid-19. E redobrar a atenção com as fake news, qualquer ação desta natureza deve ser descartada pois não agrega apenas atrapalha.

15. Para finalizar, que mensagem o sr. deixa para o povo de Monte Alegre?

Esse é um momento muito importante para todos nós. Não é fácil exerce nosso papel de cidadão atuante, para chegar até aqui com o trabalho que resolvi fazer passei por muitos desafios e até sofri  perseguição e fui INTIMIDADO por vereador.

Por isso eu desejo a cada cidadão que tenha Deus no coração e peça sabedoria e discernimento para superar seus desafios diários. Sabemos que a maioria dos políticos não deseja que o cidadão seja participativo na política. Por esse motivo devemos incentivar e criar mecanismo para que esse quadro mude e que essa prática da velha política seja retirada porquê não serve para o bem comum, serve apenas para os políticos que visam se beneficiar da política e do cidadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação