Discriminação a pessoa Idosa é Crime, previsto no Estatuto do Idoso.



Infelizmente, vivemos em uma sociedade que, nem sempre, respeita o próximo. Um dos problemas que enfrentamos é a Discriminação.

No Brasil, é proibido discriminar qualquer pessoa no acesso ao emprego, habitação, educação e formação, acesso a bens e serviços públicos e privados, cuidados e serviços sociais.

Versa o artigo 96 do  Estatuto do Idoso sobre Discriminação (Lei n. 10741, de 01 de outubro de 2003):
” Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações  bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:
Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

Parágrafo 1º – Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

Parágrafo 2º – A pena será aumentada de 1/3 (um terço) se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

O tipo em questão pune a discriminação. Ou seja, a quebra de princípio da igualdade. Discriminar tem o sentido de distinguir, diferenciar. Significa tratar desigualmente a pessoa idosa, de modo desfavorável em comparação ao tratamento dispensado aos demais cidadãos, somente por sua idade. É a distinção do idoso em relação às outras pessoas.

O Estatuto do Idoso trata deste assunto pois a idade é o 4º maior critério de discriminação. Perde apenas para sexo, origem e incapacidade/ saúde.

Portanto, caso a discriminação crie dificuldade ou obstáculo ao idoso no acesso a operações  bancárias de qualquer natureza. Por exemplo: empréstimos, financiamentos, saques ou, até mesmo, simples acesso físico às dependências do estabelecimento bancário. O direito do idoso contratar está protegido, também, pelo artigo 96. Tendo em vista que nenhuma instituição ou estabelecimento comercial, de qualquer natureza, pode se recusar a celebrar contrato com o idoso, somente sob o fundamento de ter idade avançada.

Lembremos , agora, da discriminação que impede o idoso, ou dificulta, o acesso aos meios de transporte. Exemplo: o motorista do ônibus não parar no ponto onde um idoso aguarda o coletivo, por não desejar esperar a demorada entrada ao ancião. Agora, é crime.

Lembre-se: caso você se sinta prejudicado, denuncie! Anote o número do ônibus. Leve qualquer caso de discriminação aos Ministério Público. Consulte, sempre, um advogado e/ou Assistente Social. Conte, sempre, com o Ministério Público e Defensoria Pública.



Comentários

  1. NÃO SEI COMO AINDA EXISTEM SERES VIVOS QUE DESCRIMINAM IDOSOS ( AS ), SERÁ QUE PENSAM QUE NÃO VÃO FICAR ASSIM TAMBÉM? SERÁ QUE ESQUECEM DOS SEUS FAMILIARES? ACHO DE UMA IMBECILIDADE TAMANHA QUEM AGE DESSA FORMA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

Nota de Falecimento

Saúde em ação