Tenente Jean Lima falou com exclusividade ao nosso BLOG, onde foi questionado sobre o alto índice de arrombamentos na cidade de Monte Alegre, confira abaixo sua resposta.
Esse é um fenômeno da criminalidade aquisitiva que é o efeito indireto da proliferação do número de usuários de drogas na cidade, devido à falta de repressão aos pontos de venda de drogas.
A Criminalidade aquisitiva é tudo que pode ser transformado rapidamente em drogas para satisfazer momentaneamente o vício. Por esse motivo, eles furtam aparelhos celulares, botijão de gás, tênis, roupas, e outros objetos.
O fenômeno drogas é algo social desde a pré-história, mas esse problema vem aumentando de forma desproporcional em todo planeta. Dessa forma, os serviços públicos, tais como saúde, educação e segurança são sobrecarregados com seus efeitos colaterais como criminalidade aquisitiva seja para Tratamento de dependentes, Desestruturação das famílias e Evasão escolar.
Os Efeitos diretos do tráfico de drogas são o aumento de homicídios por arma de fogo de usuários por dívida de droga ou acerto de contas entre traficantes de drogas na guerra pela expansão e defesa dos digamos, territórios do tráfico de drogas.
É um ciclo que atinge diretamente o cidadão de bem, ou seja o problema dos arrombamentos em Monte Alegre não são os “viciados”, mas o tráfico de drogas.
Temos que partir do princípio que ao reprimir o tráfico de drogas, iremos indiretamente, diminuir os arrombamentos na cidade e diretamente, impedir o aparecimento de novos “viciados” além dos efeitos diretos do tráfico de drogas.
Ao concentrar nossos esforços no combate ao traficante e não ao usuário de drogas, iremos trazer os índices de criminalidade aquisitiva para números aceitáveis para um município com pouco menos de 30.000 (trinta mil) habitantes. Caso contrário, esses pequenos furtos e roubos vão continuar e até aumentar.
A PM tem no art. 144, parágrafo 5º da CF-88, o papel preventivo através do policiamento continuo, ostensivo e fardado, entretanto há uma limitação legal e funcional de meios também para investigar, processar e reprimir de forma independente o tráfico de drogas como outros crimes digamos organizados devido até sua complexidade. Assim se tivemos a PM como única solução para os problemas da nossa cidade, nunca conseguiremos a solução eficiente e eficaz, porque a PM é só um lado do ciclo de polícia. Se eu só posso contar com um órgão que funciona adequadamente em um organismo, certamente esse corpo irá funcionar de forma deficiente, pois é preciso o funcionamento de todos eles para que seja um organismo saudável.
Depositar toda a falência do sistema de segurança pública do município na PM é algo até ingênuo e sem fundamentação social, legal e técnica, pois a PM não pode ser a válvula de escape social para nossas falhas, principalmente como pais, pois a família é a célula mather da sociedade, destrua a família e você destruirá toda sociedade...é isso que acontece quando temos “viciado” na família, todos sofrem com isso, e a família é devastada pela droga. Por isso, a população deve também fazer a sua parte.
Repito, o remédio para curar a doença do tráfico de drogas em Monte Alegre, é combater o traficante e não o usuário. Devemos combater a causa da doença e não os efeitos. Uma vez, curado da doença, é mais fácil o corpo se recuperar dos seus efeitos. Pense nisso! Conto com o apoio de todos para combatermos o mal do século que são as drogas. Precisamos nos engajar para dividir nossas responsabilidades e somar os resultados das nossas ações em benefício da sociedade Montealegrense.
Comentários
Postar um comentário