Senhores vereadores de Monte Alegre está na hora das crianças e adolescentes deste município serem ouvidas em AUDIÊNCIA PÚBLICA.

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Senhores vereadores de Monte Alegre está na hora das crianças e adolescentes deste município serem ouvidas, ou seja, está na hora delas falarem o que sentem e principalmente qual a perspectiva de vida de cada um na sociedade. E o que estes jovens podem esperar dos senhores? Quais os requerimentos e solicitações que vocês têm apresentado para melhorar a qualidade de vida deste público infanto juvenil? Pois para se planejar um futuro melhor para estas crianças e adolescentes é preciso que elas vivam o presente de forma igualitária e justa. Para isso, é preciso que os senhores vereadores conheçam a realidade deste público alvo junto aos órgãos conselho tutelar e conselho de direitos. Os senhores vereadores têm pautado nas propostas de campanhas melhorias para as famílias Montealegrenses, e onde podemos incluir nossas crianças e adolescentes? Será que os senhores já buscaram conhecer o trabalho que o conselho tutelar desenvolve? Essa é a hora.

É preciso debateram juntos a eles as propostas para a implantação e fortalecimentos de políticas públicas específicas para crianças e adolescentes em Monte Alegre. A audiência pública deveria ser de iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na Câmara de Vereadores, onde deveria tratar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Fundo da Infância e Juventude (FIA), o que a Lei orçamentaria destina para as crianças e adolescentes? Quais as atribuições  do conselho tutelar? Implantação de programas sociais de combate às drogas, dentre outros.
A participação de crianças e adolescentes enriquece os debates e as propostas, pois se apresentam as necessidades desse segmento e suas sugestões para os gestores municipais. “Os jovens realmente desejam mais oportunidade e acesso ao esporte, à cultura e ao lazer que podem ser feitos em praças públicas, ao ar livre, na rua mesmo. Então, percebemos que as crianças e os adolescentes sabem o que querem e têm uma visão que pode ajudar muito na elaboração de políticas e ações específicas”.


Em audiência pública as sugestões para as áreas de direito à educação, visando pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho aprendiz, formas de acesso e permanência na escola, respeito e fortalecimentos dos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, o dever do poder público e a sociedade de assegurar a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, e entre outros tópicos.

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