E aí... Qual sera o maior líder politico de Monte Alegre?!
Falta mais de um ano pra campanha, mas, estamos no ano que a antecede, e por esse motivo escolhemos esse tema para a estreia da coluna Politica em Foco do Blog Monte Alegre Agora.
Severino Rodrigues
O atual prefeito de Monte Alegre já se consolidou como liderança politica local, disputou duas campanhas, derrotado na primeira se saiu vitorioso na segunda em 2012, contra o projeto de reeleição da então prefeita Graça Marques. Em 2014 sem duvida mostrou força ao da a seus candidatos a estadual (Ricardo Motta) e federal (Walter Alves), 2.833 e 2.957 votos respectivamente, os mais votados na cidade. O contra é que não se sabe se essa força politica é tão grande quanto os números, afinal esses mesmos candidatos foram também os mais votados no RN, ou seja, fortes por si só, e ainda o prefeito contou com o apoio de 4 vereadores aos mesmos candidatos, além, de seu poder financeiro. Resta saber então se Severino teria a mesma força estando nas mesmas condições de seus adversários diretos. Além de não ter mostrado tanta eficiência frente ao executivo quanto o que foi pregado durante a campanha o que gera uma certa desmotivação que foi aumentada quando pela primeira vez um prefeito chegou a ser afastado do executivo (2013).
Henrique Souza
Henrique filho do tantas vezes vereador Kerginaldo Vieira foi candidato pela primeira vez em 2004 quando concorreu também a vereador e foi eleito nessa primeira disputa como o mais votado daquela campanha. Na seguinte foi candidato a prefeito e fez uma campanha simples, comparada a de seus adversários, Graça, eleita, e Severino que contava com o apoio do então prefeito Solon Ubarana, mesmo assim Henrique alcançou mais de 21% dos votos. Em 2014 apoiou para estadual e federal os desconhecidos Luiz Gomes e Betinho Rosado, e mesmo sem contar com apoio de vereadores, apenas com sua esposa Yraguacy Souza (Nina), filhos e os jovens correligionários da formada Equipe JHS, foi obtida uma ótima votação sendo 1.520 votos para Luiz Gomes, 2º mais votado e 1.575 para Betinho, 3º mais votado, para fins de comparação, Luiz Gomes teve mais votos aqui em Monte Alegre do que em Mossoró, que conta com um numero bem superior de eleitores, Henrique é apontado como renovação e admirado inclusive por pessoas ligadas a Graça e Severino, recebendo assim varias adesões na ultima campanha. O contra seria não contar com o leque partidário de seus concorrentes diretos.
Graça Marques
Graça sem duvidas é liderança local, prefeita por três vezes, sendo sua primeira administração considerada por muitos como umas das melhores da cidade, e até hoje admirada, já protagonizou disputas acirradas duas delas contra Solon Ubarana, de lá pra cá acumulou também três derrotas o que desgastou um pouco a parte politica da líder Graça Marques e resultou na queda de sua popularidade, mas, longe de tira-la do hall dos lideres, afinal tem trabalho prestado na cidade. Em 2014 contou com o apoio da vereadora Jeane Galvão e do ex: vereador Junior Bezerra, mas, o resultado de seu candidato a estadual José Dias não foi o que se esperava com os pouco mais de 1.100 votos obtidos, ficando em 3º. Para federal Fabio Faria se saiu melhor, mas, contou com o apoio também dos vereadores Juvenal Vieira e Marrom para se chegar aos 2.222 votos. O contra é o desgaste da ex: prefeita deixado pelas suas passagens pela prefeitura e pelas suas derrotas durante as disputas.
Ubarana Filho
Bem, incluímos aqui Ubarana, pois, não é de hoje que circula os boatos de que o mesmo tem um desejo antigo de da um alto voo na politica Montealegrense para seguir os passos do pai, Solon Ubarana, que foi eleito cinco vezes prefeito da cidade, desde algumas companhas Ubarana tem se engajado na busca de votos para seus candidatos, mas, nunca chegou a disputar nenhuma. Em 2014 se dedicou no projeto de apoiar Márcia Maia para estadual e Felipe Maia para federal. Líder do PSB em Monte Alegre, Ubarana foi atrás dos votos, mas, os 681 votos de Márcia Maia e 619 do filho de José Agripino dividiram opiniões e não convenceu a todos de que Ubarana teria força para uma possível disputa pela prefeitura, pelo menos por uma prefeitura. O contra, Ubarana nunca foi protagonista da politica local, nem esteve entre eles, conseguir viabilizar para breve uma candidatura a um alto posto é improvável, improvável a vitoria pelo menos, mas, pra câmara quem sabe.
O que se sabe é que a campanha de 2016 promete ser a mais disputada e acirrada de todas, ou uma das, desde antes de ganhar as ruas. E com os termos de trabalho, continuidade, renovação, união dentre outros, já tem muita gente contando os dias para que chegue lá. E aí, qual a sua opinião?
Comentários
Postar um comentário