Pular para o conteúdo principal

E aí... Qual sera o maior líder politico de Monte Alegre?!

Falta mais de um ano pra campanha, mas, estamos no ano que a antecede, e por esse motivo escolhemos esse tema para a estreia da coluna Politica em Foco do Blog Monte Alegre Agora.

Qual sera o maior líder politico de nossa cidade?!

Severino Rodrigues
O atual prefeito de Monte Alegre já se consolidou como liderança politica local, disputou duas campanhas, derrotado na primeira se saiu vitorioso na segunda em 2012, contra o projeto de reeleição da então prefeita Graça Marques. Em 2014 sem duvida mostrou força ao da a seus candidatos a estadual (Ricardo Motta) e federal (Walter Alves), 2.833 e 2.957 votos respectivamente, os mais votados na cidade. O contra é que não se sabe se essa força politica é tão grande quanto os números, afinal esses mesmos candidatos foram também os mais votados no RN, ou seja, fortes por si só, e ainda o prefeito contou com o apoio de 4 vereadores aos mesmos candidatos, além, de seu poder financeiro. Resta saber então se Severino teria a mesma força estando nas mesmas condições de seus adversários diretos. Além de não ter mostrado tanta eficiência frente ao executivo quanto o que foi pregado durante a campanha o que gera uma certa desmotivação que foi aumentada quando pela primeira vez um prefeito chegou a ser afastado do executivo (2013).

Henrique Souza
Henrique filho do tantas vezes vereador Kerginaldo Vieira foi candidato pela primeira vez em 2004 quando concorreu também a vereador e foi eleito nessa primeira disputa como o mais votado daquela campanha. Na seguinte foi candidato a prefeito e fez uma campanha simples, comparada a de seus adversários, Graça, eleita, e Severino que contava com o apoio do então prefeito Solon Ubarana, mesmo assim Henrique alcançou mais de 21% dos votos. Em 2014 apoiou para estadual e federal os desconhecidos Luiz Gomes e Betinho Rosado, e mesmo sem contar com apoio de vereadores, apenas com sua esposa Yraguacy Souza (Nina), filhos e os jovens correligionários da formada Equipe JHS, foi obtida uma ótima votação sendo 1.520 votos para Luiz Gomes, 2º mais votado e 1.575 para Betinho, 3º mais votado, para fins de comparação, Luiz Gomes teve mais votos aqui em Monte Alegre do que em Mossoró, que conta com um numero bem superior de eleitores, Henrique é apontado como renovação e admirado inclusive por pessoas ligadas a Graça e Severino, recebendo assim varias adesões na ultima campanha. O contra seria não contar com o leque partidário de seus concorrentes diretos.

Graça Marques
Graça sem duvidas é liderança local, prefeita por três vezes, sendo sua primeira administração considerada por muitos como umas das melhores da cidade, e até hoje admirada, já protagonizou disputas acirradas duas delas contra Solon Ubarana, de lá pra cá acumulou também três derrotas o que desgastou um pouco a parte politica da líder Graça Marques e resultou na queda de sua popularidade, mas, longe de tira-la do hall dos lideres, afinal tem trabalho prestado na cidade. Em 2014 contou com o apoio da vereadora Jeane Galvão e do ex: vereador Junior Bezerra, mas, o resultado de seu candidato a estadual José Dias não foi o que se esperava com os pouco mais de 1.100 votos obtidos, ficando em 3º. Para federal Fabio Faria se saiu melhor, mas, contou com o apoio também dos vereadores Juvenal Vieira e Marrom para se chegar aos 2.222 votos. O contra é o desgaste da ex: prefeita deixado pelas suas passagens pela prefeitura e pelas suas derrotas durante as disputas.

Ubarana Filho
Bem, incluímos aqui Ubarana, pois, não é de hoje que circula os boatos de que o mesmo tem um desejo antigo de da um alto voo na politica Montealegrense para seguir os passos do pai, Solon Ubarana, que foi eleito cinco vezes prefeito da cidade, desde algumas companhas Ubarana tem se engajado na busca de votos para seus candidatos, mas, nunca chegou a disputar nenhuma. Em 2014 se dedicou no projeto de apoiar Márcia Maia para estadual e Felipe Maia para federal. Líder do PSB em Monte Alegre, Ubarana foi atrás dos votos, mas, os 681 votos de Márcia Maia e 619 do filho de José Agripino dividiram opiniões e não convenceu a todos de que Ubarana teria força para uma possível disputa pela prefeitura, pelo menos por uma prefeitura. O contra, Ubarana nunca foi protagonista da politica local, nem esteve entre eles, conseguir viabilizar para breve uma candidatura a um alto posto é improvável, improvável a vitoria pelo menos, mas, pra câmara quem sabe.

O que se sabe é que a campanha de 2016 promete ser a mais disputada e acirrada de todas, ou uma das, desde antes de ganhar as ruas. E com os termos de trabalho, continuidade, renovação, união dentre outros, já tem muita gente contando os dias para que chegue lá. E aí, qual a sua opinião?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo