01 de Outubro "Dia do Idoso" e 10 anos do Estatuto do Idoso.
Com o "envelhecimento" da população brasileira, tem-se falado muito da importância do bem-estar dos idosos. Em sociedades como a indiana e a japonesa, por exemplo, o velho é a figura mais importante da família e da comunidade. No Brasil, alguns sociólogos afirmam que, se um país precisa de um "estatuto dos idosos" (ou seja, de uma lei) para lembrar a respeitabilidade deles, isso indica que algo está muito errado... Por outro lado, há tantos privilégios sociais em torno da "terceira idade" (meias-entradas, ausência de filas, empréstimos especiais) que os "não velhos" se consideram prejudicados.
Obrigação social
Art. 3 - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...]
Art. 4 - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Em
pleno dia do idoso e comemorando os 10 anos do Estatuto do Idoso; os alunos do
curso de DIREITO e SERVIÇO SOCIAL da FANEC realizaram no último dia 01 de
outubro a realização de uma ação social em prol do idoso; no Instituto JUVINO
BARRETO em Natal/RN. Na oportunidade conhecemos Idosos com uma vasta história
de vida e também idosos que sofrem pela falta de entes queridos. Porém esses
mesmos idosos recebem todo carinho de profissionais; visitantes e de pessoas que são colaboradores
da instituição. São cerca de 98 idosos acolhidos na instituição.
O
Senhor Francisco também participou do desfile e recebeu o título de Mister
Simpático.
Dona
Rita e Dona Francisca estavam lindas e foram eleitas a Miss Forrozeira e Miss Simpatia.
Peça
Teatral “Sou um Milagre” encantou os idosos e fez com que todos dessem boas gargalhadas
Eu me sinto um muito feliz em conhecer e acompanhar um pouco da história de vida desse Idosos que me proporcionaram; momentos de alegria e felicidade. Sinto-me orgulhoso em cursar Serviço Social e colaborar para que tenhamos uma socidade justa para todas.