Tomógrafos do Walfredo Gurgel quebram e pacientes são transferidos para Deoclécio Marques - Parnamirim
Foto: Magnus Nascimento
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, está funcionando sem tomógrafo. Os dois aparelhos de tomografia da maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte estão quebrados desde terça-feira (16). Diante deste cenário, os pacientes que necessitam do serviço estão sendo transferidos para o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal.
A informação foi confirmada à reportagem da TRIBUNA DO NORTE pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). De acordo com a pasta, a empresa responsável pela manutenção já foi acionada para realizar o serviço. A expectativa é de que os exames voltem a ser realizados no Walfredo até esta quinta-feira (18).
“Imediatamente após a quebra dos equipamentos, a empresa responsável pela manutenção foi acionada e a previsão é de que os exames retornem na unidade no máximo até amanhã (18). Enquanto isso, a assistência aos pacientes que necessitam de tomografia segue assegurado no Hospital Deoclécio Marques de Lucena”, esclareceu a Sesap em nota.
A falta de tomógrafos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que já provoca um verdadeiro caos na rotina da maior unidade de saúde do RN, escancara mais uma vez a fragilidade da rede pública de atendimento.
ResponderExcluirAlém da precariedade estrutural, é preciso lembrar que infelizmente o Brasil ainda forma poucos médicos diante da grande demanda populacional. O resultado é um sistema sobrecarregado, em que profissionais atuam no limite e pacientes enfrentam atrasos e riscos desnecessários para receber cuidados básicos e especializados.
O episódio reforça a necessidade de políticas públicas que ampliem tanto a formação de médicos quanto os investimentos em infraestrutura hospitalar, garantindo à população o acesso a um atendimento digno, eficiente e contínuo.