Pular para o conteúdo principal

Após os dois terremotos registrados no Oceano Atlântico, especialista descarta risco de tsunami no Rio Grande do Norte

 


Foto: Reprodução

Dois terremotos considerados de alta magnitudes foram registrados no Oceano Atlântico entre a noite de quinta-feira (27) e a tarde dessa sexta-feira (28). Os sismos foram registrados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). Apesar das intensidades, não há risco de tsunami.

  O tremor aconteceu a 6 km de profundidade e um pouco mais perto da capital potiguar, a 943 km de distância.

O coordenador do Labsis, Aderson do Nascimento, explicou que os tremores registrados nessa faixa do oceano são fenômenos naturais que ocorrem na separação entre as placas tectônicas americana e africana. “Você tem o aparecimento dessas grandes zonas de fraturas e de falhas que podem provocar alguns terremotos dessa magnitude”, pontuou.

De acordo com o professor, esses terremotos não apresentam risco de tsunami para o litoral norte-rio-grandense. “O risco de tsunami para esse tipo de falha não existe, porque é só um deslocamento relativo, uma falha deslizando em relação à outra. Nenhum bloco se levanta em relação a outro, que é o caso de um tsunami”, explicou.

Além disso, o coordenador do Labsis esclareceu a razão pela qual não sentimos a terra tremer no RN. “Mesmo essa magnitude considerada alta, acima de 6,5, no caso do segundo, você não consegue sentir aqui em Natal, porque a gente está a quase mil quilômetros de distância”, destacou.

“Agora, a gente tem relatos das pessoas que estão no arquipélago de São Paulo que sentiram bastante o terremoto. É impressionante”, acrescentou.

Com informações do Portal Tropical

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.