
O papa Francisco, de 88 anos, está acometido por uma pneumonia bilateral e ainda apresenta um quadro clínico “complexo”, anunciou nesta terça-feira, 18, o Vaticano, em seu quinto dia hospitalizado.
“A tomografia torácica à qual o Santo Padre foi submetido esta tarde […] mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu um tratamento farmacológico posterior. No entanto, o papa Francisco está de bom humor”, indicou o Vaticano no boletim médico vespertino.
“A infecção polimicrobiana, ocorrida em contexto de bronquiectasia e bronquite asmática e que exigiu uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz o comunicado.
O papa Francisco permanece internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Ele foi admitido no hospital em condição “razoável” na sexta-feira passada após uma crise de bronquite de uma semana, que se agravou. Os médicos confirmaram uma infecção do trato respiratório e prescreveram “repouso absoluto” junto com terapias medicamentosas não especificadas. Atualizações subsequentes disseram que sua leve febre havia desaparecido e que ele estava em condição “estável”.
Sua hospitalização, a quarta em menos de quatro anos, reacendeu o debate sobre sua saúde. Nos últimos anos, ele teve uma série de problemas de saúde, incluindo dores no quadril e no joelho que o obrigam a usar cadeira de rodas. O papa argentino, que teve parte de um pulmão removida após infecção pulmonar quando jovem, é conhecido por ser um workaholic que mantém um ritmo extenuante apesar de sua saúde cada vez mais precária.
O Vaticano, no entanto, já anunciou o cancelamento dos compromissos do papa para o fim de semana, dando a entender que é pouco provável que tenha alta em breve.
Fonte: Estadão
Comentários
Postar um comentário