Pular para o conteúdo principal

Aprovação do governo Lula desaba para 24%: Veja os 5 fatores que levaram o governo Lula à pior aprovação

 

O índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14).  A pior nos três mandatos

Esse número representa uma queda de 11 pontos percentuais em dois meses.

A CNN reuniu os cinco principais fatores que levaram o governo Lula a atingir a pior marca em três mandatos. Confira:

1.) Preço dos alimentos

O aumento no preço dos alimentos é um dos principais fatores que se destacaram nos últimos dias.

Em 2024, a inflação dos alimentos alcançou a marca de 7,69% — enquanto a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou em 4,83%.

2.) Crise na comunicação

Declarações do presidente viralizam de maneira negativa nas redes sociais. Segundo o analista de política Caio Junqueira, o principal problema é como as coisas estão sendo comunicadas.

Em janeiro, Lula havia substituído o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), trazendo Sidônio Palmeira para o cargo, no lugar de Paulo Pimenta. No entanto, a mudança ainda não gerou efeitos significativos para o governo.

Para melhorar a situação, a administração aposta em viagens pelo país e anúncios de obras.

Ainda para Caio Junqueira, falta um “Estado-maior” dentro do Palácio do Planalto capaz de aconselhar e, quando necessário, contrapor Lula. A Casa Civil “muito travada” sob a gestão de Rui Costa estaria blindando excessivamente o acesso ao presidente.

3.) Aumento do dólar

A desvalorização do real, com a alta do dólar, também foi tema de discussões entre os brasileiros nos últimos meses, com a moeda norte-americana atingindo a marca de R$ 6,20 em dezembro de 2024.

Apesar de a moeda ter se estabilizado e voltado a ser cotada em torno de R$ 5,70, ainda há incerteza sobre a questão.

4.) Falta de novas marcas

Faltam novas marcas para a terceira administração de Lula.

Uma das principais apostas do governo, o Pé-de-Meia, enfrentou problemas no Tribunal de Contas da União (TCU), que o levaram a ser alvo da oposição.

Para contornar a questão, existe a aposta em novas medidas, como o Farmácia Popular, que conta agora com todos os remédios gratuitos, e a distribuição de gás.

5.) Polêmica do Pix

A onda de ataques em torno do monitoramento do Pix — e sua posterior revogação — e a onda de fake news em torno da taxação da ferramenta, desferiram vários ataques ao governo no começo do ano.

CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

  Os comentários que circulam na cidade de Monte Alegre é o rompimento entre o Sr. Gilberto do Queijo e a ex-vice prefeita de Maria das Graças, Sra. Klélia.  Segundo rumores, o mesmo estaria descontente com o grupo político, a qual fazia parte (motivos ainda desconhecidos), porém questionado por pessoas próximas por não andar com a pré-candidata da oposição, o mesmo optou pelo silêncio.  Dizem até que o mesmo será substituído pela namorada de Ubarana. Será? 

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Chagas da Silva , (avó de Rammom Vitaliano e mãe de Virgínia Sobrancelha).  O velório acontece nesse momento no Centro de Velório Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 16h. Nossa solidariedade a toda família nesse momento de dor e tristeza.