Professora Maria dos Prazeres Pereira anunciou, nesta segunda-feira (24), sua exoneração do cargo de diretora da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, localizada em São José de Mipibu (RN)
A professora Maria dos Prazeres Pereira anunciou, nesta segunda-feira (24), sua exoneração do cargo de diretora da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, localizada em São José de Mipibu (RN), após sofrer ameaças por implementar a lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula. A decisão foi divulgada pela própria educadora em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
Leia também:
Professora da rede estadual diz sofrer ameaças por proibir uso de celular na escola
No registro, Maria dos Prazeres relatou a pressão e intimidações sofridas por parte de alunos que se recusaram a obedecer à norma. “Em virtude das ameaças, eu estou passando aqui hoje para me despedir de vocês do cargo de diretora. Eu estou deixando o meu cargo hoje, e vou dizer a vocês, alunos: podem dizer: ‘Vocês venceram’. Sim, vocês venceram. Aqueles que usaram o celular, aqueles que me fizeram ameaças, aqueles que mandaram recadinhos para eu desistir”, desabafou.
A professora informou que as ameaças tiveram início na última segunda-feira (17) e, diante da situação, registrou um Boletim de Ocorrência. Inicialmente, ela resistiu às pressões e reafirmou sua decisão de manter a proibição do uso dos dispositivos em sala de aula. No entanto, nesta segunda-feira, a educadora voltou atrás e pediu sua exoneração.
Medo da violência
Em outro trecho do vídeo, Maria Pereira afirmou que não conseguiu suportar a hostilidade e responsabilizou também os pais dos estudantes que a ameaçaram.
“Eu tinha esperança de terminar o meu mandato, eu tinha esperança de continuar fazendo o meu trabalho, que eu faço com muita dignidade e responsabilidade. Mas eu quero deixar bem claro para vocês, alunos, que vocês acabaram com o meu mandato. Vocês me fizeram desistir dele, vocês me fizeram pedir hoje exoneração”, declarou.
A diretora reforçou o pedido para que os pais acompanhem mais de perto o comportamento de seus filhos. “Vocês contribuíram para uma enorme dor. E eu estou pedindo exoneração do meu cargo por medo mesmo, medo da violência, medo da postura de vocês. Eu estou com muito medo, e faço um pedido: procurem mais viver a vida sem violência, sem ameaças”, afirmou.
Proibição do uso de celulares nas escolas
A norma que proíbe o uso de celulares em sala de aula foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2024 e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro deste ano. O decreto federal permite o uso dos dispositivos apenas para estudantes com deficiência ou para monitoramento de condições de saúde, mediante laudo.
A legislação também estabelece que as instituições de ensino devem promover a conscientização sobre o uso adequado dos dispositivos e oferecer apoio para situações de sofrimento psíquico decorrentes do uso excessivo ou de ofensas online
Comentários
Postar um comentário