Pular para o conteúdo principal

Nuvem de tempestade na Argentina impressiona; chuva que castigou Buenos Aires pode chegar ao Brasil

 


Uma tempestade com fortes ventos arrastou aviões, fechou o aeroporto de Buenos Aires e deixou um rastro de destruição na capital argentina e na região metropolitana na madrugada deste domingo (17), entre 2h e 4h.

No Brasil,  apesar da onda de calor castigante, o clima deve começar a mudar. O Inmet (Instituto de Meteorologia)   emitiu um alerta de que a tempestade histórica que atingiu Buenos Aires neste sábado (16) possa chegar ao sul do Rio Grande do Sul ainda com força.

O instituto ainda prevê risco de chuvas volumosas em praticamente toda a região Nordeste até a próxima sexta (22). As pancadas devem chegar na terça-feira (19) ao sul da Bahia, avançando depois para o interior.

Durante o dia deste sábado (16), ventos de 150 km por hora também deixaram pelo menos 13 mortos e diversos feridos no município de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, onde o teto de um clube desabou durante um evento esportivo. Árvores voaram, e grande parte da cidade ficou sem luz.

“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda”, explica o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet.

Chuva vai durar até o Natal

Não será só no Rio Grande do Sul que a temperatura vai mudar. A semana deve ter chuvas distribuídas por todo o país, com registros mais intensos especialmente na terça e quarta-feira (19 e 20/12).

A expectativa é que a chuva se mantenha durante toda a semana e que os brasileiros passem a véspera de Natal e o feriado sob chuvas, porém mais amenas e espaçadas durante o dia.

Além da massa de ar frio que vem da Argentina, uma outra deve se aproximar do Brasil pela Amazônia peruana e uma terceira pelo Oceano Atlântico, combatendo a massa de ar quente que está estacionada no Brasil e levando a picos de temperatura, como os 42ºC registrados em Cuiabá no sábado (16/12).

“A umidade vai se espalhar, com pancadas de chuva durante a semana e um tempo mais instável, o que é ótimo para combater a seca e também levar a uma redução das temperaturas”, conclui Bahia.

No Brasil, apesar da onda de calor castigante, o clima deve começar a mudar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de que a tempestade histórica que atingiu Buenos Aires pode chegar com força ao sul do Rio Grande do Sul.

O instituto ainda prevê risco de chuvas volumosas em praticamente toda a região Nordeste até a próxima sexta (22). As pancadas devem chegar na terça-feira (19) ao sul da Bahia, avançando depois para o interior.

O Tempo/Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local