Pular para o conteúdo principal

Escândalo – Na fila desde 2017, paciente denuncia que alguém fez cirurgia de vesícula no lugar dela em Parnamirim

 


Mulher fez relato para parlamentares que organizaram audiência pública nesta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Parnamirim. Levantamento aponta que mais de 1,6 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas no município.

Uma idosa de 64 anos de idade, que preferiu não se identificar e que aguarda uma cirurgia de vesícula pela rede pública desde 2017, denunciou, em uma audiência pública em Parnamirim, que recebeu da Central de Regulação do município a informação de que ela já havia feito o procedimento.

Segundo a central disse à paciente, o número do cartão SUS dela foi usado, o que a fez sair da fila, mesmo sem ter feito efetivamente a cirurgia. A Secretaria de Saúde do município foi questionada sobre o problema, mas não respondeu à demanda.

A denúncia foi feita a parlamentares em uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Parnamirim, que apontou que o município tem 1.668 pacientes a espera de cirurgias eletivas atualmente.

O levantamento aponta que são 645 para cirurgias gerais, 565 para cirurgias ginecológicas e 449 de casos diversos.

A paciente contou que quando chegou à Central de Regulação, recebeu como resposta: “A senhora já faz a cirurgia”. E desde então, a idosa busca provar que não realizou o procedimento

“Quando eu fui atrás, para a maior surpresa, tinha alguém que tinha feito no meu lugar a cirurgia, com o meu SUS. E me disseram que eu teria que provar que não tinha feito a cirurgia”, lamentou ela em conversa com a reportagem da Inter TV Cabugi.

“Fiz um ultra abdominal provando que minha vesícula estava quase 6 cm e tendo crise direto. E foi quando eu retornei à Defensoria e eles solicitaram que eu procurasse um declaração na central para eu dar entrada no processo. Eles [da central] falaram que não podiam dar, negaram”.

Diante da situação, ela precisou colocar novamente o nome na fila de espera para a cirurgia.

Mais pacientes aguardam cirurgias

Presentes na audiência, alguns pacientes que estão na fila reclamaram da falta de transparência e de problemas que tem ocorrido durante o processo.

Quem também aguarda uma cirurgia na vesícula é a dona de casa Inês Gomes. Por problemas de saúde no órgão, ela perdeu uma irmã e o pai. E por isso corre atrás para que consiga realizar o procedimento o quanto antes.

g1/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local