Pular para o conteúdo principal

Mãe de criança com autismo chora em desabafo após esperar há mais de um ano por auxiliar em CMEI de Natal: “Não tem inclusão”

 


O desabafo da mãe de uma criança com autismo emocionou os participantes de uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (28) na Câmara Municipal de Natal. Moradora do bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar, Josieni Conceição relatou que sua filha Gabriela, de 3 anos, está tendo negado há mais de um ano o acesso a terapias fundamentais para o tratamento.

A filha de Josieni estuda no CMEI Santa Cecília, no Pajuçara. Por ter autismo, ela precisaria ter a assistência de um auxiliar terapêutico dedicado a ela na sala de aula, mas a turma só possui um profissional do sexo masculino – que atende Gabriela e uma outra criança. Ela disse não ter recebido da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) nenhum prazo para a contratação do auxiliar.

Outro problema relatado pela mãe é a dificuldade no acesso a terapias. Ela conta que o próprio diagnóstico foi fechado através do plano de saúde, por causa da dificuldade de obter o atendimento pelo SUS.

A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara para discutir a importância da intervenção precoce nos casos de autismo. A proposição foi do vereador Dickson Nasser Júnior (PDT) e contou com a participação de representantes de várias entidades.

No plano, o neuropediatra que fechou o diagnóstico de autismo recomendou que a criança tenha a assistência de fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. A mãe relata que o plano de saúde tem oferecido apenas 30 minutos do acompanhamento por semana, e de maneira coletiva, o que é insuficiente.

Ela relata que também procurou a Justiça para que a filha receba o atendimento, mas teve o pedido rejeitado em parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.