Pular para o conteúdo principal

Com o elevador da Maternidade Araken Irerê Pinto quebrado há cerca de 15 dias, uma mulher não conseguiu subir as escadas e deu à luz um bebê na entrada da unidade, em Natal.

 


Com o elevador da Maternidade Araken Irerê Pinto quebrado há cerca de 15 dias, uma mulher não conseguiu subir as escadas e deu à luz um bebê na entrada da unidade, em Natal. Após o parto, ela precisou subir as escadas amparada por profissionais de saúde para receber atendimento.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (11) e foi registrado em vídeo por testemunhas. As imagens mostram a mulher subindo os degraus amparada pelos servidores da unidade. Segundo servidores, a paciente foi encaminhada de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para a maternidade em avançado estágio do parto.

No local, no entanto, a mulher se deparou com o elevador quebrado e não tinha condições de subir pela escada. Ela teve o parto ainda no primeiro andar e, somente depois, foi auxiliada por profissionais de saúde que a ajudaram a subir a escadaria do prédio. Os partos normalmente ocorrem no segundo andar do prédio.

A maternidade está localizada em novo endereço, no bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal, há dois meses, no prédio onde funcionava o Hospital Municipal. Segundo servidores, a unidade já sofria problema com o elevador do prédio antigo, na avenida Rio Barbosa, em Tirol. O equipamento quebrava constantemente.

Tanto que a direção da unidade desenvolveu um protocolo padrão para que os enfermeiros e técnicos em enfermagem possa ajudar as mulheres em trabalho de parto a subir as escadas. Apesar da situação registrada nesta quinta-feira (11), a mulher e o bebê, que nasceu saudável, passam bem.

Segundo a técnica de enfermagem Érica Galvão, que trabalha na unidade e atua o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, os servidores consideram o caso como uma violência obstétrica. Ela afirmou que a paciente já estava com oito centímetros de dilatação, quando chegou à unidade.

Isso é uma violência obstétrica. Com certeza não foi o melhor momento da vida dela. Um momento que era para ser o mais bonito. Foi trágico, foi difícil, a mulher estava sentindo dor”, declarou. A Secretaria de Saúde do município foi procurada pela Inter TV Cabugi para falar sobre a manutenção do elevador, mas não respondeu aos questionamentos até a última atualização desta matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo