Pular para o conteúdo principal

Apontada duas vezes como fora do perfil para atendimento pelo SAMU, farmacêutica aposentada do Giselda Trigueiro morre de covid ao chegar em UPA

 


O Conselho Regional de Farmácia publicou nota de pesar pela morte da farmacêutica aposentada, que marcou a vida profissional como servidora do Hospital Giselda Trigueiro.

A farmacêutica aposentada morava sozinha, em Petrópolis - Natan/RN, e contava com o apoio de cuidadoras, já que os filhos moram fora do país.

Vizinhos que sempre davam atenção à aposentada, sentiram que ela não estava bem no domingo.

Sem plano de saúde, ela disse que tinha ido ao Hospital dos Pescadores e tinha sido diagnosticada com pneumonia, porém, com resultado negativo para covid, de acordo com teste realizado.

Diante do relato, uma vizinha chamou o SAMU ligando pelo 192.

Explicou tudo o que ela estava sentindo: cansaço, sem se alimentar…e que era diabética.

Mesmo assim a pessoa que atendeu disse que o perfil da aposentada não indicava o socorro do SAMU l, que tinha uma fila com outras prioridades.

Na segunda-feira a aposentada contou com a companhia de uma cuidadora e disse que iria sair de casa para, atendendo pedido de um filho, fazer um plano de saúde.

Como não estava bem, não saiu de casa e por volta da meia-noite a vizinha foi acordada pela cuidadora para informar que ela estava muito mal.

Sentada em um sofá, ela não conseguia respirar. Não conseguia andar.

Mais uma vez a vizinha chamou o SAMU, que mais uma vez relatou que o perfil dela, apesar de bem agravado, não indicava o atendimento e que a aposentada fosse a uma UPA.

Bem agoniada, a cuidadora conseguiu dirigir com a farmacêutica sofrendo sem conseguir respirar, até a UPA de Cidade Satélite, onde foi bem atendida e bem cuidada, e onde o teste de covid, que havia dado negativo, deu positivo.

Mas ela não aguentava mais, e por volta das 3 da manhã…morreu.

E se tivesse sido levada pelo SAMU no domingo…?

Pergunta que não quer calar.

E se tivesse sido levada pelo SAMU, garantindo o direito de respirar com ajuda de aparelhos?

Outra pergunta….

Quem tem direito ao atendimento do SAMU?

FONTE: thaisagalvao.com.br

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo