Pular para o conteúdo principal

SESSÃO SOLENE EM ALUSÃO AO SETEMBRO VERDE HOMENAGEIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



Em alusão ao Setembro Verde, que marca o mês da inclusão e comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), o deputado estadual Kleber Rodrigues (Avante) propôs sessão solene que aconteceu nesta quarta-feira (16), no plenário Deputado Clóvis Motta, na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o deputado discursou, enfatizando que o assunto deve ser lembrado o ano inteiro e não apenas no mês de setembro. “Poderia estar aqui homenageando diversos segmentos, mas estou feliz de homenagear vocês, que precisam de mais respeito, de um olhar diferenciado de toda a sociedade. Muito se fala sobre construção da cidadania, são muitos os discursos defendendo o cidadão, mas, nesse contexto, é preciso refletirmos sobre o que é de fato cidadania. Como iremos pensar em gozo dos direitos para pessoas com deficiência que sofrem com preconceito, barreiras físicas e atitudinais? Como falarmos sobre cidadania para pessoas que padecem de tratamento digno por parte do Estado? E é nesse contexto que se coloca o Setembro Verde. Todos nós somos diferentes e o respeito é a característica essencial na construção da cidadania”, falou.

O parlamentar também lembrou que a inclusão é uma preocupação de todos e precisa de atos concretos. Mencionou ainda os projetos de lei propostos pelo mandato dele, que são relacionados ao assunto: criação da carteira de identificação do autista; obrigatoriedade dos centros comerciais disponibilizarem 5% de mesas e cadeiras para pessoas com habilidade reduzida; adaptação de carrinhos de compras em supermercados, e afins; garantia para pessoas com deficiência de embarcarem e desembarcarem em outros pontos no trajeto de parada de ônibus; criação do parque inclusivo, com instalação de brinquedos adaptados nas praças públicas.

Um dos homenageados, o vereador do município de Mossoró, Petras Vinicius de Souza, falou aos presentes da satisfação em fazer parte daquele momento e de participar da luta em favor da pessoa com deficiência. Na ocasião, ele aproveitou para falar da ligação dele com o Fórum de Mulheres com Deficiência e do engajamento das pessoas envolvidas ali. “Hoje nós temos um trabalho e se não fosse o apoio dessas pessoas, não estaríamos aqui para falar das leis que nós conseguimos aprovar. Lei do autismo; do projeto ‘praia para todos’, onde levamos as pessoas com deficiência na praia de Tibau. Na ocasião, desenvolvemos uma grande estrutura sem o apoio do poder público. Chamamos a universidade e a iniciativa privada para perto e foi um resultado incrível”. O homenageado contou ainda sobre a iniciativa da quadrilha Inclusão com Paixão que percorreu 15 cidades do Rio Grande do Norte.

Fonte: Assembleia Legislativa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.