Pular para o conteúdo principal

Orientação e esclarecimento da Polícia Militar de Monte Alegre para população, confira.



1. ABORDAGEM POLICIAL

Embasado no artigo 5°, caput da CF diz que a Segurança é direito fundamental de todos os cidadãos e que Segurança Pública consubstancia e um só tempo dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, como e dito no artigo 144 da CF. No desempenho de suas funções, uma das principais atividades das forças de segurança é a ABORDAGEM POLICIAL, também conhecida como BUSCA PESSOAL. A busca pessoal independe de Mandado judicial e pode ser realizada a qualquer tempo. Deve ser feita obedecendo os preceitos legais e obedecendo ao Uso Diferenciado da Força, de acordo com o grau de ameaça. A Polícia militar tem o dever de realizar a revista  sempre que houver fundada suspeita, na forma preventiva. 

A ABORDAGEM POLICIAL é concretizada por um ato administrativo IMPERATIVO, AUTOEXECUTÓRIO, PROPORCIONAL E PRESUMIDAMENTE LEGITIMO. 

A Abordagem policial acarreta um certo grau de constrangimento, que deve ser suportado pelo cidadão em nome da pacífica convivência em sociedade. 

A ABORDAGEM POLICIAL está respaldada pelo que é definido em Lei (prevenção ou investigação), com uso da força estritamente necessária ( artigo 284 do CPP, artigo 2° da Lei 13.060/14 e artigo 3° do Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei - Resolução 34/169 ONU. Por fim, o cidadão deve colaborar com a abordagem policial, obedecendo aos comandos dados pelo agente de segurança pública, tendo em mente, que isto está sendo feito para aumentar a sensação de segurança e garantir o bem estar de todos.

2. LIVRE ACESSO AOS LOCAIS FISCALIZADOS PELA POLICIA

É necessário se fazer saber que o ingresso do Agente de Segurança Pública aos locais fiscalizados pela polícia (boates, shows, cinemas etc) é LEGAL e LEGITIMO, desde que haja a COBRANCA DE INGRESSOS, ou seja, desde que o evento seja ABERTO AO PUBLICO. O arcabouço legal que ampara o policial militar como garantidor está no artigo 13, § 2°,"a", do Código Penal, aduzindo que o dever de agir INCUBE A QUEM TENHA POR LEI OBRIGAÇÃO DE CUIDADO, DEVER OU VIGILÂNCIA.  O artigo 144, § 5° diz que a Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Para cumprir com esse dever constitucional, a policia militar  tem ingresso e trânsito livres em locais de acessibilidade pública. Alguns responsáveis por eventos e /ou casa de shows tentam mitigar a atuação policial, talvez devido ao fato de inúmeros fatos delituosos ocorrerem em tais situações de forma corriqueira, tais como tráfico de drogas, furtos, roubos diversos, prostituição infantil e corrupção de menores, uso excessivo de alcool, inclusive por menores, superlotação de pessoas, em capacidade superior ao suportado pelas instalacões físicas, falsificação de bebidas alcoólicas, AUSENCIA DE ALVARAS DE FUNCIONAMENTO e do corpo de bombeiros, motivos suficientes para que tais pessoas queiram a polícia bem longe desses locais. 

É importante lembrar que qualquer evento onde se faça a venda de ingresso,  o torna um EVENTO PUBLICO, logo há o interesse público para que a polícia atue com todas as suas prerrogativas legais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.