Pular para o conteúdo principal

Por onde anda a banda filarmônica da cidade de Monte Alegre?

Resultado de imagem para banda filarmonica de monte alegre/rn

As bandas filarmônicas sempre fizeram parte da cultura dos municípios brasileiros. Hoje, no entanto, são símbolos de resistência ou já se encontram perdidas nos registros históricos. A cidade de Monte Alegre chegou a ser referência no RN com banda filarmônica 15 de Março, porém de uns tempos pra cá, a banda sumiu e até as aulas de músicas não ouvimos falar mais. O que será que aconteceu?

“As Filarmônicas representam o grau de influência que a arte, no caso a música, exerce sobre a comunidade”. E o fato de ela estar desaparecendo vem como reflexo da desvalorização da cultura local, com a ausência das atividades regulares de arte nas escolas, tratada meramente como atividade interdisciplinar.

Tradicionalmente, as bandas filarmônicas são formadas juntamente com a fundação dos municípios, portanto tornam-se símbolo histórico do local.


É importante dizer que a banda de música é a linha de frente pra cultura de uma cidade, como fica a situação da banda de Monte Alegre?

Comentários

  1. Música é trabalho de longo prazo, não é mágica, as turmas estão sendo formadas, é só fazer uma visita nas segundas das 08 as 17 horas, sextas das 08 as 17 horas, alunos estudando, educação musical não é maquiagem e nem mágica, sinta-se convidado a visitar a filarmônica no Centro cultural, estaremos lá amanha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

  Os comentários que circulam na cidade de Monte Alegre é o rompimento entre o Sr. Gilberto do Queijo e a ex-vice prefeita de Maria das Graças, Sra. Klélia.  Segundo rumores, o mesmo estaria descontente com o grupo político, a qual fazia parte (motivos ainda desconhecidos), porém questionado por pessoas próximas por não andar com a pré-candidata da oposição, o mesmo optou pelo silêncio.  Dizem até que o mesmo será substituído pela namorada de Ubarana. Será? 

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Chagas da Silva , (avó de Rammom Vitaliano e mãe de Virgínia Sobrancelha).  O velório acontece nesse momento no Centro de Velório Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 16h. Nossa solidariedade a toda família nesse momento de dor e tristeza.