Pular para o conteúdo principal

Deputada destinará emenda para compra de veículos para coleta de leite materno

a

A falta de carros para a coleta de leite materno para distribuição nos bancos de leite de Natal trouxe preocupação para a deputada estadual Márcia Maia. No pronunciamento desta quinta-feira (09), a parlamentar destacou o problema e sinalizou a destinação de emenda orçamentária para que o Governo do Estado possa adquirir novos veículos para cumprir essa função.

Márcia justificou a proposta em razão da necessidade, no estado, da disponibilidade de leite materno para recém-nascidos, especialmente os prematuros. Segundo dados citados pela socióloga, no RN, nascem aproximadamente 50 mil crianças por ano, sendo que desse total, 10% são prematuras.

Em casos como esse, os bebês precisam se alimentar do leite materno para garantir a evolução saudável. No entanto, muitas mães não produzem leite suficiente para alimentar os filhos e necessitam da doação. “É importante que a saúde pública do estado tenha não apenas estrutura para armazenar, mas também para realizar a coleta deste alimento que salva vidas”, destacou Márcia, em plenário.

Atualmente, a capital potiguar possui três bancos de leite, respectivamente na Maternidade Januário Cicco, Hospital Santa Catarina e o Hospital da Polícia. Não bastasse o nível dos estoques estar longe do ideal, há ainda a dificuldade para a coleta do leite doado por mães em Natal para ser encaminhado às crianças que precisam deste rico e importante alimento.
“Entendemos a importância e, por isso, deveremos destinar emenda ao orçamento para que o Governo do Estado possa fazer a aquisição dos veículos para que o material possa ser coletado. Devemos não apenas incentivar a doação, mas também oferecer condições para que elas possam acontecer”, reforçou.
Márcia Maia é autora do projeto de lei que criou a Semana Estadual de Doação de Leite Materno e também da Semana do Bebê, períodos importantes para avaliação das políticas públicas no segmento e realização de ações de promoção à saúde da Primeira Infância.
Moção

Em plenário, a parlamentar apresentou uma Moção de Aplauso à reitora da Universidade Potiguar – UnP,Sâmela Soraya Gomes de Oliveira pela inauguração da Sala de Apoio à Amamentação, na Unidade Salgado Filho.

A estrutura inaugurada nesta quinta-feira (09) e que contou com a participação da deputada Márciaatenderá aos direitos das mães trabalhadoras que amamentam, permitindo que docentes, colaboradoras e alunas da UnP deem continuidade ao aleitamento materno após o retorno às atividades acadêmicas ou profissionais.

Além de ser um ambiente novo, pensado no conforto e acolhimentos das mães e dos seus bebês, a estrutura também contará com uma equipe capacitada para auxiliar as mulheres na ordenha manual e armazenamento do leite materno quando houver necessidade.
A Sala da UnP também será um posto de coleta para a doação de leite aos bancos de Natal e Grande Natal, o que intensifica a necessidade da campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite materno.
Fonte: Daltro Emerenciano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.