Pular para o conteúdo principal

Governador do Rio, Pezão começa quimioterapia para combater câncer nesta sexta-feira


O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, começa, nesta sexta-feira (25), quimioterapia para combater um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo, um tipo de câncer que se manifestou em duas vértebras da coluna vertebral de Pezão.

O governador foi submetido a procedimento cirúrgico para a colocação de um catéter, que auxiliará no tratamento quimioterápico pelos próximos seis a oito meses. O cateter foi instalado sob a pele da clavícula.

O governador deverá ficar licenciado por, pelo menos, 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (28). Nesse período, o vice-governador Francisco Dornelles assumirá o cargo.

Foram momentos muito difíceis, mas, graças a Deus, os médicos já descobriram o que eu tenho. Eu vou encarar com determinação e muita firmeza. Deus dá pra gente o fardo que a gente pode carregar. Se Ele está me colocando essa provação, é sinal de que Ele vai me dar os instrumentos para eu sair mais forte ainda — afirmou o governador, durante coletiva de imprensa no Hospital Pró-Cardíaco.
Apesar de ser de um tipo agressivo, o linfoma diagnosticado no governador dispensa intervenção cirúrgica e radioterapia, e será tratado ambulatorialmente. Pacientes diagnosticados com a patologia têm grandes chances de cura, segundo o oncologista Daniel Tabak.
— A informação mais importante aqui é que estamos lidando com uma doença potencialmente curável. Estamos diante de uma doença que tem sua complexidade, a primeira delas foi em relação ao diagnóstico, mas o tratamento existe. É um tratamento habitual, direcionado para este tipo de patologia. A expectativa é de um resultado favorável no tratamento dessa doença.
Segundo Tabak, o linfoma se manifestou principalmente na oitava e nona vértebras torácicas, que apresentaram um tipo de "erosão".
Pezão foi internado no último dia 12 com sinusite e febre. Depois de ser diagnosticado um quadro infeccioso, o governador foi submetido a vários exames, como o de pet scan, que detectou alterações na coluna vertebral. Devido às alterações, a equipe médica fez uma biópsia para investigar a gravidade da lesão.
Tratamento


O tratamento terá de seis a oito ciclos de 21 dias: sendo três dias de quimioterapia e 18 dias de descanso. A primeira sessão de quimioterapia será realizada já nesta sexta.

Durante a internação, Pezão estabeleceu rotina diária de trabalho com seu secretariado, pessoalmente ou por meio de mensagens, segundo informou o governo do Rio. Pezão afirmou que pretende manter essa dinâmica mesmo durante o período de licença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo