Pular para o conteúdo principal

18 de novembro: Dia Nacional do Conselheiro Tutelar


O dia 18 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, cargo este que existe desde 13 de julho de 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), há vinte e cinco anos, função esta que é desempenhada por pessoas que são eleitas, a cada quatro anos, pela comunidade de uma determinada localidade para ser guardiã dos direitos de crianças e adolescente  de um município. Em Monte Alegre é notório o brilhante trabalho realizado pela atual gestão de conselheiros tutelares SEVERINO RAMOS, FÁBIO MARQUES, JAELSON MOREIRA, ROSALIA DA SILVA, IVANI BAY E JUAREZ FERNANDES (Suplente) que desenvolve um grandioso trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes são lutas incansáveis e árduas. Os Conselhos Tutelares e os Conselheiros chegar aonde chegou, graças primeiramente a Deus, e a compreensão da população. Ser Conselheiro Tutelar é ter amor, esse marco é o pivô, semeou, plantou e hoje esta colhendo frutos, ótimos conselheiros tutelares na cidade de Monte Alegre-RN, hoje todos os Conselhos possui um veiculo exclusivo para trabalhos dos conselheiros, que antes era grande a dificuldade os conselhos estão equipados e dessa forma o trabalho do Conselho Tutelar melhorou 90% sabemos que a luta ainda é grande mais não podemos desistir de lutar por nossas crianças.


Conselheiros Tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. É uma função pública e deve ser revestida de valores éticos e respeito aos direitos humanos. O Conselheiro Tutelar tem que ser um educador na comunidade - sua postura é de orientar, encaminhar as situações, apresentar, e ser mediador de conflitos. Ter sempre compromisso com o acompanhamento, avaliação e resultado de suas ações; iniciativa e criatividade para responder às demandas; para buscar formas de envolver a comunidade e o poder público no desenvolvimento de seu trabalho; na sua disponibilidade para o exercício do cargo. O Conselheiro Tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades, histórias de vida complexas, confusas e diversificadas.

E aos Novos conselheiros tutelares Joaquiciana, Rafaela, Emanoel, Fábio e Juarez nossos parabéns pela conquista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo