Pular para o conteúdo principal

01 de Outubro "Dia do Idoso" e 10 anos do Estatuto do Idoso.



Com o "envelhecimento" da população brasileira, tem-se falado muito da importância do bem-estar dos idosos. Em sociedades como a indiana e a japonesa, por exemplo, o velho é a figura mais importante da família e da comunidade. No Brasil, alguns sociólogos afirmam que, se um país precisa de um "estatuto dos idosos" (ou seja, de uma lei) para lembrar a respeitabilidade deles, isso indica que algo está muito errado... Por outro lado, há tantos privilégios sociais em torno da "terceira idade" (meias-entradas, ausência de filas, empréstimos especiais) que os "não velhos" se consideram prejudicados.




Obrigação social


Art. 3 - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...]

Art. 4 - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.











 
Em pleno dia do idoso e comemorando os 10 anos do Estatuto do Idoso; os alunos do curso de DIREITO e SERVIÇO SOCIAL da FANEC realizaram no último dia 01 de outubro a realização de uma ação social em prol do idoso; no Instituto JUVINO BARRETO em Natal/RN. Na oportunidade conhecemos Idosos com uma vasta história de vida e também idosos que sofrem pela falta de entes queridos. Porém esses mesmos idosos recebem todo carinho de profissionais;  visitantes e de pessoas que são colaboradores da instituição. São cerca de 98 idosos acolhidos na instituição.


Sr. Antônio recebeu a faixa e título de MISTER FORROZEIRO.
 O Senhor Francisco também participou do desfile e recebeu o título de Mister Simpático.


Dona Rita e Dona Francisca estavam lindas e foram eleitas a Miss Forrozeira e Miss Simpatia.

 


Peça Teatral “Sou um Milagre” encantou os idosos e fez com que todos dessem boas gargalhadas


 Eu me sinto um muito feliz em conhecer e acompanhar um pouco da história de vida desse Idosos que me proporcionaram; momentos de alegria e felicidade. Sinto-me orgulhoso em cursar Serviço Social e colaborar para que tenhamos uma socidade justa para todas.


Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

  Moradores do Bairro da Esperança, Monte Alegre/RN, foram surpreendidos ao observarem um corpo de uma pessoa sem vida, em uma Rua Projetada da comunidade supracitada.  Segundo informações, a pessoa encontrada morta no local, supostamente foi vítima disparos de arma de fogo.  A PM e a perícia foram ao local, o ITEP também foi acionado para realizar a remoção do corpo. De acordo com populares, a pessoa encontrada sem vida no local, não era morador do município. A vítima é do Jardins em Cobé/Vera Cruz-RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.

  O jovem e cidadão, Luiz Mangabeira foi vítima de assassinato de forma cruel na comunidade de Riacho do Brejo, zona rural de Monte Alegre/RN. Imagens que circulam nas redes sociais, confirmam que o mesmo foi vítima de vários  disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares, o mesmo foi perseguido por 2 homens de moto. Esperamos que a polícia tome as providências cabíveis no que concerne ao processo de investigação.

Informações atualizadas sobre homicídio no Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN

  Neste domingo (07/01), por volta das 4h da manhã, a PM de Monte Alegre foi acionada, com o relato que dois homens foram alvejados. De acordo com informações apurados, um deles estava no local e outro teria sido socorrido pela Guarda Municipal, Sr. A. A da S de aproximadamente 30 anos que residia em São José de Mipibu/RN.  O outro foi encontrado pela PM na Rua Projetada do Bairro da Esperança - Monte Alegre/RN, Sr. L.  M. D. M. da S, 24 anos, esse último não estava respirando e a PM acionou o ITEP, esse  também era de SÃO JOSÉ DE MIPIBU.  O Homicídio foi por arma de fogo