Pular para o conteúdo principal

Deu no Jornal de Hoje: Ex-prefeita comenta decreto de emergência: “Causou estranheza”

Em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, sobretudo naquelas onde o candidato de oposição venceu as eleições municipais e tomou posse no início de janeiro, foram decretados situação de emergência devido a crise financeira que se encontrou nas contas públicas ou em consequência a desorganização administrativa. Contudo, em Monte Alegre, a situação é diferente e, por isso, o decreto de emergência “causou estranheza”. Pelo menos, é assim que analisa a ex-prefeita da cidade, Graça Marques, em contato com o Jornal de Hoje.
“A emergência administrativa (decretada pelo atual prefeito, Severino Rodrigues da Silva) causou estranheza, tendo em vista que foi obedecido todo o teor da recomendação do Tribunal de Contas do Estado do RN a respeito da instalação da equipe de transição do seu governo, que tinha como objetivo transmitir toda as informações administrativas, patrimoniais, jurídicas e financeiras para o atual governo”, afirmou Graça Marques. Segundo a ex-prefeita, toda a documentação exigida foi entregue na ocasião à comissão, como prestação de contas de 2009 a 2012, banco de dados de todas as secretarias e documentação contábil, “que comprova que não restou dívidas para o atual governo, com exceção de aproximadamente 40% da folha de pagamento do mês de dezembro/2012, que não foi efetuada devido as dificuldades enfrentadas nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) durante todo o exercício de 2012″, conforme explicou a ex-gestora.
Segundo Graça Marques, por sinal, essas dificuldades não estão acontecendo agora, ou pelo menos não com a mesma intensidade. “A Prefeitura Municipal recebeu repasses líquidos no valor de R$ 1.388.481,52, no período de 1° de janeiro a 23 de janeiro de 2013, o que representa R$ 421.554,14 a mais, se comparado ao mesmo período do ano de 2012. Não estando incluídos os repasses dos recursos dos programas da saúde e da assistência social”.
Na última terça-feira, O Jornal de Hoje publicou que o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), por meio do promotor de Justiça, Mariano Paganini Lauria, instaurou um inquérito civil público, para investigar as razões que ocasionaram a decretação de regime de emergência administrativa na Prefeitura Municipal de Monte Alegre, cidade localizada na Grande Natal.
A investigada em Monte Alegre será a ex-prefeita da cidade, e o representante da denúncia, segundo o MP, foi o atual prefeito. Sobre esse assunto, Graça Marques esclareceu “não ser de seu conhecimento, e também não ter recebido nenhuma intimação a respeito da investigação do MP”. Por outro lado, ela afirmou que “estarei a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos no que concerne a minha administração na cidade de Monte Alegre”. Vale lembrar que na semana passada, várias cidades do Rio Grande do Norte decretaram estado emergência devido à situação administrativa e financeira que encontraram, com documentos sumidos e altas dívidas. Entre elas, Touros, Taipu, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, São José do Mipibu, Currais Novos e Nova Cruz

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.