Pular para o conteúdo principal

Acusado de racismo em seu videoclipe, Alexandre Pires se diz chocado

O que deveria ser o lançamento de mais um grande sucesso, se transformou em dor de cabeça para Alexandre Pires. Assim que foi lançado, o videoclipe da música Kong, o material virou alvo de uma denúncia na Procuradoria Geral da República em Uberlândia (MG), terra natal do cantor. A história foi iniciada pelo ouvidor nacional da Igualdade Racial, Carlos Alberto Silva Júnior, que decidiu denunciar o vídeo à Procuradoria, dizendo que ele coloca o negro "em condição de ser inferior". No vídeo, um grupo de belas mulheres curte a piscina de uma casa, que acaba invadida por pessoas fantasiadas de gorilas. A denúncia foi feita em 26 de abril pela ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República. Na última quinta-feira (3), Alexandre prestou depoimento sobre o caso. A Procuradoria diz que ainda não existe nenhum posicionamento sobre o caso, e que seguem as apurações. A reclamação da secretaria é de que "o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra" e que "reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual". A assessoria de imprensa do MPF informou que o cantor prestou depoimento no dia 3 de maio, e que ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação, pois os fatos estão sendo apurados. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo na Procuradoria da República, em Uberlândia, Minas Gerais, sobre o vídeo Kong, denunciado por exibir conteúdo racista e sexista. A gravadora Sony Music e o Departamento de Polícia Federal também foram oficiados, além da Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), por conta da exposição de mulheres na peça publicitária, o que reforça o estereótipo de símbolo sexual. O clipe conta com participação do jogador Neymar Devido a uma participação no clipe da música "Kong", do cantor Alexandre Pires, Neymar pode ser chamado a prestar depoimento ao Ministério Público Federal, que investiga denúncia de racismo. No vídeo, o atacante do Santos aparece vestido com uma roupa de gorila ao lado de Pires e de bailarinos com a mesma vestimenta. O clipe foi considerado ofensivo pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República. No dia 26 de abril o órgão fez uma denúncia ao MPF contra Pires. Através de uma nota enviada por sua assessoria de imprensa ao portal G1, Alexandre se manifestou sobre o caso. O musical conta com a participação de Neymar e do funkeiro Mr. Catra. Cogita-se que os dois possam ser chamados para dar depoimentos sobre o caso. Abaixo o comunicado enviado pelo cantor :
"Sinto-me profundamente chocado com qualquer leitura racista ou sexista num clipe protagonizado por mim, negro com orgulho da minha cor, autor e intérprete de música romântica, sem que isso nunca tenha sido confundido com sexismo. Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento? Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar." Alexandre Pires

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

  Os comentários que circulam na cidade de Monte Alegre é o rompimento entre o Sr. Gilberto do Queijo e a ex-vice prefeita de Maria das Graças, Sra. Klélia.  Segundo rumores, o mesmo estaria descontente com o grupo político, a qual fazia parte (motivos ainda desconhecidos), porém questionado por pessoas próximas por não andar com a pré-candidata da oposição, o mesmo optou pelo silêncio.  Dizem até que o mesmo será substituído pela namorada de Ubarana. Será? 

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Chagas da Silva , (avó de Rammom Vitaliano e mãe de Virgínia Sobrancelha).  O velório acontece nesse momento no Centro de Velório Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 16h. Nossa solidariedade a toda família nesse momento de dor e tristeza.