Pular para o conteúdo principal

Acusado de racismo em seu videoclipe, Alexandre Pires se diz chocado

O que deveria ser o lançamento de mais um grande sucesso, se transformou em dor de cabeça para Alexandre Pires. Assim que foi lançado, o videoclipe da música Kong, o material virou alvo de uma denúncia na Procuradoria Geral da República em Uberlândia (MG), terra natal do cantor. A história foi iniciada pelo ouvidor nacional da Igualdade Racial, Carlos Alberto Silva Júnior, que decidiu denunciar o vídeo à Procuradoria, dizendo que ele coloca o negro "em condição de ser inferior". No vídeo, um grupo de belas mulheres curte a piscina de uma casa, que acaba invadida por pessoas fantasiadas de gorilas. A denúncia foi feita em 26 de abril pela ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República. Na última quinta-feira (3), Alexandre prestou depoimento sobre o caso. A Procuradoria diz que ainda não existe nenhum posicionamento sobre o caso, e que seguem as apurações. A reclamação da secretaria é de que "o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra" e que "reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual". A assessoria de imprensa do MPF informou que o cantor prestou depoimento no dia 3 de maio, e que ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação, pois os fatos estão sendo apurados. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo na Procuradoria da República, em Uberlândia, Minas Gerais, sobre o vídeo Kong, denunciado por exibir conteúdo racista e sexista. A gravadora Sony Music e o Departamento de Polícia Federal também foram oficiados, além da Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), por conta da exposição de mulheres na peça publicitária, o que reforça o estereótipo de símbolo sexual. O clipe conta com participação do jogador Neymar Devido a uma participação no clipe da música "Kong", do cantor Alexandre Pires, Neymar pode ser chamado a prestar depoimento ao Ministério Público Federal, que investiga denúncia de racismo. No vídeo, o atacante do Santos aparece vestido com uma roupa de gorila ao lado de Pires e de bailarinos com a mesma vestimenta. O clipe foi considerado ofensivo pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República. No dia 26 de abril o órgão fez uma denúncia ao MPF contra Pires. Através de uma nota enviada por sua assessoria de imprensa ao portal G1, Alexandre se manifestou sobre o caso. O musical conta com a participação de Neymar e do funkeiro Mr. Catra. Cogita-se que os dois possam ser chamados para dar depoimentos sobre o caso. Abaixo o comunicado enviado pelo cantor :
"Sinto-me profundamente chocado com qualquer leitura racista ou sexista num clipe protagonizado por mim, negro com orgulho da minha cor, autor e intérprete de música romântica, sem que isso nunca tenha sido confundido com sexismo. Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento? Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar." Alexandre Pires

Postagens mais visitadas deste blog

Jonas do BBB, se Exibe na Webcam pelado,

Vale salientar, que esse video foi divulgado na internet, antes do BBB12.

Nota 0

  Nota 0 para pessoas que soltam bombas e fogos de artifícios nesse período junino. É de cortar o coração em ver animais assustados com os barulhos, bem como, idosos e pessoas autistas. Esperamos que a LEI de proibição possa identificar essas pessoas e punir cada um deles.

Carnalegre chegou para ficar!

  O carnalegre chegou para ficar! No início da noite da última sexta-feira (21), aconteceu a primeira prévia de carnaval no município de Monte Alegre, onde contou com a participação de um grande público ao som da maravilhosa orquestra de frevo. Durante o evento, foi realizada ação de prevenção do Saúde Folia com distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações.  Os shows na praça foi um verdadeiro sucesso com Cristiane Vellasy e Sida Ferreira. O evento contou ainda com a participação e apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Segurança privada, trazendo mais tranquilidade e segurança para os foliões. Vale destacar que este foi um primeiro evento, realizado pela nova Secretária de Cultura, Brígida Maciel, no qual confirmou que começa os eventos do ano com o pé direito.  O prefeito André Rodrigues confirmou que a edição de 2026 será ainda maior.