Noticias do Brasil

Nível da água em Campos pode atingir 3 metros, diz Defesa Civil

O nível de água em Três Vendas, em Campos, no Norte Fluminense, poderá chegar ao longo desta sexta-feira (6) a três metros de altura em alguns pontos da localidade, informou nesta manhã o major Edson Pessanha, comandante adjunto da Defesa Civil da cidade.
A água já atingiu dois metros de altura, mas poderá subir ainda mais em ruas mais abaixo do nível da BR-356, onde, na manhã de quinta-feira (5), um dique se rompeu. Com o rompimento, um trecho da rodovia desabou, permitindo com que a água do Rio Muriaé chegasse à localidade.
A tendência, no entanto, é que no fim do dia as águas que invadiram a comunidade se igualem ao Rio Muriaé e se estabilizem em dois metros de altura, segundo Pessanha.
Como a localidade fica abaixo nível do rio, a BR-356 funciona como um dique para conter as águas. Mas, com o afundamento de um trecho e o grande volume de água do rio, causado pelas chuvas durante a semana, a inundação da comunidade não poderia ser evitada, explicou o major.
Sem emergências
Pessanha disse, ainda, que durante a madrugada não houve qualquer emergência em relação às famílias que decidiram permanecer em suas casas. Equipes da Defesa Civil passaram a madrugada no local caso houvesse necessidade de retirar os moradores com rapidez.
Nesta manhã, equipes da Defesa Civil vão percorrer de barco a comunidade e outras farão uma visita aos abrigos da cidade para onde os moradores foram levados.
Água chega lentamente às casas
Em entrevista ao G1 mais cedo, o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, disse que a água continua chegando lentamente às casas de Três Vendas.
“Ela (a água) nesse momento deve estar com dois metros de altura. Ontem eu saí de lá (Três Vendas) às 2h e já estava toda a localidade coberta pela água que continuava entrando na localidade”, disse o secretário. Essa era, inclusive, a expectativa da Defesa Civil para a manhã desta sexta, ao contrário da previsão inicial, de que as casas já tivessem sido atingidas às 16h desta quinta-feira.


Quinhentas famílias fora de casa
De acordo com Oliveira, cerca de 500 famílias já foram retiradas de suas casas. “Foram retiradas 500 famílias e outras saíram por conta própria, mas tem famílias que teimaram em ficar nas casas. Hoje nós vamos de barco para tentar tirar outras famílias de lá”, disse, ressaltando que a inundação pode afetar a estrutura de algumas moradias.
Ainda segundo o Oliveira, a água só deve sair da comunidade à medida que o nível do rio baixe. "É impossível tirar essa água de lá. Ela só sai depois que o rio baixar e eu ainda vou ter que bombear ela para fora."
Casal diz que vai sair
Na quinta-feira, quem mora em casas térreas aceitou a ajuda de bombeiros para carregar caminhões com móveis e seguir de mudança provisória para a casa de parentes ou para abrigos da prefeitura.


Risco de desmoronamento
Agentes da Defesa Civil disseram ainda que adiante do ponto onde ocorreu o rompimento da estrada existem mais três pontos de alto risco de desmoronamento, porque o acúmulo de água está causando assoreamento.
Segundo o vice-prefeito de Campos, Francisco Oliveira, em 2008, a estrada se rompeu no mesmo trecho e toda a comunidade teve de ser evacuada. "O Dnit recuperou o trecho e em dois meses os moradores voltaram. Agora ruiu de novo. Estamos aguardando a equipe do Dnit para saber quais serão as providências", disse.


O vice-presidente Michel Temer (PMDB), internado desde a última segunda-feira em hospital em São Paulo, recebeu alta nesta sexta-feira (6) pela manhã, segundo informou a assessoria da Vice-Presidência.
Ele seguiu para sua casa na capital paulista por volta das 7h30 e ainda não tem previsão de retorno a Brasília. De acordo com a assessoria, o vice-presidente passa bem e permanece descansando.Temer esteve internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, recuperando-se de cirurgia para retirada da vesícula a que foi submetido nesta terça-feira (3).
O diagnóstico de cálculos na vesícula já tinha sido feito em dezembro, depois da realização de exames de rotina.
Temer chegou na segunda-feira (2) a São Paulo e foi internado para a realização do procedimento, após passar o recesso de fim de ano em Itacaré, na Bahia.
De acordo com a assessoria, o vice-presidente permanece em recuperação, tomando medicamentos e com uma dieta especial. Depois da cirurgia, Temer recebeu visitas apenas de familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Bairro da Esperança- Monte Alegre/RN

Assassinato de Mangabeira choca a cidade pela forma cruel em que foi encontrado.