Pular para o conteúdo principal

Noticias do Brasil

Nível da água em Campos pode atingir 3 metros, diz Defesa Civil

O nível de água em Três Vendas, em Campos, no Norte Fluminense, poderá chegar ao longo desta sexta-feira (6) a três metros de altura em alguns pontos da localidade, informou nesta manhã o major Edson Pessanha, comandante adjunto da Defesa Civil da cidade.
A água já atingiu dois metros de altura, mas poderá subir ainda mais em ruas mais abaixo do nível da BR-356, onde, na manhã de quinta-feira (5), um dique se rompeu. Com o rompimento, um trecho da rodovia desabou, permitindo com que a água do Rio Muriaé chegasse à localidade.
A tendência, no entanto, é que no fim do dia as águas que invadiram a comunidade se igualem ao Rio Muriaé e se estabilizem em dois metros de altura, segundo Pessanha.
Como a localidade fica abaixo nível do rio, a BR-356 funciona como um dique para conter as águas. Mas, com o afundamento de um trecho e o grande volume de água do rio, causado pelas chuvas durante a semana, a inundação da comunidade não poderia ser evitada, explicou o major.
Sem emergências
Pessanha disse, ainda, que durante a madrugada não houve qualquer emergência em relação às famílias que decidiram permanecer em suas casas. Equipes da Defesa Civil passaram a madrugada no local caso houvesse necessidade de retirar os moradores com rapidez.
Nesta manhã, equipes da Defesa Civil vão percorrer de barco a comunidade e outras farão uma visita aos abrigos da cidade para onde os moradores foram levados.
Água chega lentamente às casas
Em entrevista ao G1 mais cedo, o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, disse que a água continua chegando lentamente às casas de Três Vendas.
“Ela (a água) nesse momento deve estar com dois metros de altura. Ontem eu saí de lá (Três Vendas) às 2h e já estava toda a localidade coberta pela água que continuava entrando na localidade”, disse o secretário. Essa era, inclusive, a expectativa da Defesa Civil para a manhã desta sexta, ao contrário da previsão inicial, de que as casas já tivessem sido atingidas às 16h desta quinta-feira.


Quinhentas famílias fora de casa
De acordo com Oliveira, cerca de 500 famílias já foram retiradas de suas casas. “Foram retiradas 500 famílias e outras saíram por conta própria, mas tem famílias que teimaram em ficar nas casas. Hoje nós vamos de barco para tentar tirar outras famílias de lá”, disse, ressaltando que a inundação pode afetar a estrutura de algumas moradias.
Ainda segundo o Oliveira, a água só deve sair da comunidade à medida que o nível do rio baixe. "É impossível tirar essa água de lá. Ela só sai depois que o rio baixar e eu ainda vou ter que bombear ela para fora."
Casal diz que vai sair
Na quinta-feira, quem mora em casas térreas aceitou a ajuda de bombeiros para carregar caminhões com móveis e seguir de mudança provisória para a casa de parentes ou para abrigos da prefeitura.


Risco de desmoronamento
Agentes da Defesa Civil disseram ainda que adiante do ponto onde ocorreu o rompimento da estrada existem mais três pontos de alto risco de desmoronamento, porque o acúmulo de água está causando assoreamento.
Segundo o vice-prefeito de Campos, Francisco Oliveira, em 2008, a estrada se rompeu no mesmo trecho e toda a comunidade teve de ser evacuada. "O Dnit recuperou o trecho e em dois meses os moradores voltaram. Agora ruiu de novo. Estamos aguardando a equipe do Dnit para saber quais serão as providências", disse.


O vice-presidente Michel Temer (PMDB), internado desde a última segunda-feira em hospital em São Paulo, recebeu alta nesta sexta-feira (6) pela manhã, segundo informou a assessoria da Vice-Presidência.
Ele seguiu para sua casa na capital paulista por volta das 7h30 e ainda não tem previsão de retorno a Brasília. De acordo com a assessoria, o vice-presidente passa bem e permanece descansando.Temer esteve internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, recuperando-se de cirurgia para retirada da vesícula a que foi submetido nesta terça-feira (3).
O diagnóstico de cálculos na vesícula já tinha sido feito em dezembro, depois da realização de exames de rotina.
Temer chegou na segunda-feira (2) a São Paulo e foi internado para a realização do procedimento, após passar o recesso de fim de ano em Itacaré, na Bahia.
De acordo com a assessoria, o vice-presidente permanece em recuperação, tomando medicamentos e com uma dieta especial. Depois da cirurgia, Temer recebeu visitas apenas de familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rompimento político na oposição

  Os comentários que circulam na cidade de Monte Alegre é o rompimento entre o Sr. Gilberto do Queijo e a ex-vice prefeita de Maria das Graças, Sra. Klélia.  Segundo rumores, o mesmo estaria descontente com o grupo político, a qual fazia parte (motivos ainda desconhecidos), porém questionado por pessoas próximas por não andar com a pré-candidata da oposição, o mesmo optou pelo silêncio.  Dizem até que o mesmo será substituído pela namorada de Ubarana. Será? 

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento de Maria Luiza Soares da Silva  (Lulu) aos 23 anos de idade. A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde foi a óbito no dia 28/05. O sepultamento acontecerá às 10h da  do dia 29/05 no Cemitério Local

Nota de Falecimento

  É com profunda tristeza no coração que comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Chagas da Silva , (avó de Rammom Vitaliano e mãe de Virgínia Sobrancelha).  O velório acontece nesse momento no Centro de Velório Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 16h. Nossa solidariedade a toda família nesse momento de dor e tristeza.